Tocantins 35 anos: Aleto homenageia personalidades em Sessão Solene

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou na manhã desta quinta-feira, 28, Sessão Solene para homenagear o Estado do Tocantins, que completará 35 anos no próximo dia 5.

Em atendimento a requerimento do deputado Professor Júnior Geo (PSC), num clima festivo, marcado por apresentações e manifestações da cultura do Estado, várias personalidades foram homenageadas.

Ainda na abertura, o presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), destacou a coragem, determinação e luta daqueles que sonharam com a criação do Estado.

Anúncio no meio do texto

“Ressaltamos o papel de cada um que contribuiu para o desenvolvimento e crescimento do Tocantins ao longo desses 35 anos”.

O presidente ressaltou que desde a fundação o Tocantins tem se destacado por suas riquezas culturais, belezas naturais e potencial econômico.

“Somos abençoados com uma diversidade de paisagens que encantam a todos que aqui vivem ou nos visitam”, disse.

Cayres lembrou também, que ao longo de suas três décadas e meia, o Tocantins alcançou grandes avanços na Educação, Saúde, Infraestrutura e Turismo. Segundo ele, é louvável o compromisso de todos com a construção de um futuro ainda mais promissor para o Estado.

Pronunciamentos

O autor do requerimento que permitiu a realização da homenagem, deputado Professor Júnior Geo disse que a construção do Tocantins teve vários personagens importantes, a exemplo do ex-governador Siqueira Campos, e antes dele Teotônio Segurado, entre outros, que também deram sua parcela de contribuição para a construção de uma história de sucesso.

Representando o governador Wanderlei Barbosa, o Vice-governador Laurez Moreira (PDT) destacou que o Tocantins já representa a 13ª renda per capita do País, e que hoje já se tem a expectativa de o Estado alcançar a décima economia nacional. Ele ressaltou ainda que o Estado é o maior produtor de grãos da região Norte e o segundo da região Norte/Nordeste. Segundo ele, o Governo de Wanderlei tem feito de tudo para o Estado se desenvolver.

“Prestar homenagem às pessoas que têm história e que contribuíram com a evolução de um povo é fundamental”, disse Laurez.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, falou em nome dos homenageados; representando sua mãe, Dolores Nunes, falecida recentemente.

“Hoje relembramos a maior conquista do nosso povo, que foi a independência do Tocantins”.

Cultura

Compondo as apresentações culturais, o grupo Sússia Auré, do município de Santa Rosa do Tocantins, apresentou danças típicas. O cantor e compositor Genésio Tocantins apresentou suas considerações sobre o Estado e apresentou um número musical de seu repertório.

Homenageados

Vinte oito personalidades que participaram da construção da história do Estado, escolhidas pelos deputados, receberam comendas do Parlamento. Entre elas o governador Wanderlei Barbosa;  o ex-governador José Wilson Siqueira Campos (in memoriam); o ex-governador Raimundo Nonato Pires do Santos (Raimundo Boi); a ex-deputada Dolores Nunes; ex-deputado federal Darci Martins Coelho; ex-senador Vicente de Oliveira; Goiaciara Tavares Cruz (in memoriam); ex-deputado estadual José Eduardo Siqueira Campos; ex-prefeito de Palmas Fenelon Barbosa Sales; ex-deputado federal César Hanna Halum; o poeta José Gomes Sobrinho (in memoriam); o poeta Zacarias Martins e o cantor Genésio Sampaio Filho (Genésio Tocantins).

Autoridades presentes

Além da grande maioria dos deputados estaduais presentes no evento, convidados especiais compuseram a mesa de honra com Amélio Cayres e seus secretários. Entre eles o vice-governador Laurez Moreira, representando o governador Wanderlei Barbosa; o ex-governador Marcelo Miranda; o ex-deputado federal Darci Coelho; o deputado federal Carlos Gaguim; e o secretário de Desenvolvimento Rural de Palmas, Carlos Braga, representando a prefeita da capital, Cinthia Ribeiro.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais