Tocantinenses são orientados sobre cuidados a serem tomados durante onda de calor

O Tocantins está na lista dos estados afetados com a onda de calor no Brasil pelos próximos cinco dias. O alerta foi emitido na segunda-feira, 13, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a previsão é que a temperatura fique 5 °C acima da média, ou seja, em  alguns municípios os termômetros podem marcar acima de 40 °C.

Cerca de 60 cidades tocantinenses estão incluídas na previsão meteorológica e com isso, as altas temperaturas e os baixos índices de umidade relativa do ar podem impactar a saúde de toda a população, em especial, dos públicos mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos e gestantes.

“Nessa época, os quadros de desidratação e infecção urinária têm aumentado muito por conta da maior perda de água devido ao calor, por isso, é preciso beber muita água para compensar o que é perdido. E é importante lembrar que os familiares, tanto de crianças pequenas, quanto de idosos, devem oferecer água constante para garantir uma hidratação adequada. A comida também deve ser leve, dando preferências para as frutas e as saladas”, afirmou o técnico do Programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada a Populações Expostas aos Desastres Naturais e/ou Tecnológicos (Vigidesastres) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Everton Ribeiro.

O técnico do Governo do Estado informa que o uso de ventilador, ar condicionado e umidificador está liberado, mas é preciso lembrar que os objetos devem estar limpos e com filtros higienizados. “As pessoas não devem esquecer que a hidratação é fundamental durante esse período, por isso devem tomar pelo menos dois litros de água por dia. E outra, evite fazer exercícios ou caminhada, ou mesmo trabalhar e sair ao sol, entre 9h e 16h, porque o sol é muito forte e pode provocar insolação”. acrescentou. 

Impactos na saúde

Uma das principais consequências da incidência do calor sobre o corpo humano é o stress térmico, que pode resultar em mal-estar, transpiração excessiva e dores de cabeça. Quem estiver passando mal, é recomendado que procure os serviços de saúde para saber qual é a melhor forma de tratar e reduzir o desconforto gerado pela insolação, pois se não for tratada com urgência, a insolação grave pode levar à morte. Por isso, fique atento aos sintomas e procure ajuda médica rapidamente em caso de exposição excessiva ao sol ou quando identificar algum desses sintomas.

Dicas para cuidar da saúde nas altas temperaturas:

– Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 9h e 16h;

– Use chapéu e óculos escuros (especialmente para pessoas de pele clara). Proteja as crianças com chapéu de abas;

– Use roupa solta, de preferência de algodão, e aplique sempre protetor solar;

– Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados;

– Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;

– Os recém-nascidos, as crianças, os idosos e as pessoas doentes podem não sentir sede. Ofereça-lhes água!

– Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar; e

– Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais