Tempestade e onda de calor chegam ao Tocantins neste fim de semana

As mudanças climáticas devem chegar no Tocantins durante o final de semana, por isso é melhor estar preparado para um misto de calor e chuva no decorrer do dia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram emitidos dois alertas para região norte. Um amarelo para possíveis tempestades e outro laranja para onda de calor.

O alerta para tempestade é para boa parte do estado, exceto alguns municípios das regiões sul, sudeste e noroeste. O aviso é válido até esta sexta-feira, 15, às 10h. Nesse período as chuvas podem atingir 20 a 30 mm/h ou até 50mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/hora.

Já o alerta laranja para onda de calor, que representa perigo, vai até este domingo, 17. A onda de calor deve chegar em cidades das regiões sul e central. Segundo o Inmet, as temperaturas podem subir cerca de 5ª da média prevista em período de três a cinco dias.

Tocantins também tem alerta amarelo para baixa umidade em 18 cidades da região sul do estado. O aviso vai até às 23h desta quinta-feira, 14.

Orientações

  • Para a onda de calor é necessário redobrar a hidratação e fazer uso de protetor solar;
  • Já para os casos de tempestade, é preciso ter cuidado com as rajadas de vento: não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, por causa dos raios;
  • Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Para apoio e mais informações, ligar para a Defesa Civil pelo 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo 193;
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais