SOMOS recebe movimento estudantil para debater gratuidade do transporte público em Palmas

Nesta segunda-feira (24), integrantes do Coletivo SOMOS se reuniram com Heitor Soares Corrêa, estudante e assessor do Centro Acadêmico de Direito da Universidade Federal do Tocantins – UFT, para debater a possibilidade de gratuidade no transporte público em Palmas. O encontro teve como pauta a pesquisa realizada pela Jevy Cidades, que analisa a viabilidade da implementação do passe livre na capital. Na ocasião, Heitor Soares esteve representando os Centros Acadêmicos (CAs) da UFT e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Os estudantes manifestaram interesse em acessar os dados do levantamento, além de compartilharem informações coletadas por eles que reforçam a viabilidade da medida. Segundo os representantes estudantis, a gratuidade no transporte público é essencial para garantir o acesso à educação e reduzir desigualdades entre os alunos da rede pública de ensino superior.

A porta-voz do Coletivo SOMOS, Thamires Lima, destacou a importância da participação estudantil na discussão sobre políticas públicas. “O debate sobre a gratuidade do transporte é fundamental para que possamos garantir condições dignas de acesso à educação. Estamos aqui para ouvir as demandas dos estudantes e construir, juntos, alternativas viáveis para essa pauta”, afirmou.

Anúncio no meio do texto

Já Heitor Soares, ressaltou que a mobilidade impacta diretamente na permanência dos estudantes no ensino superior. “É uma questão que envolve diversos centros acadêmicos, diversos estudantes, além de ser uma demanda muito importante e bastante antiga dos estudantes da UFT, da Unitins, e de universidades particulares. Isso afeta diretamente o orçamento dos estudantes conforme a vulnerabilidade socioeconômica deles, e a gente espera que com a ajuda do Coletivo SOMOS possamos conseguir viabilizar a gratuidade e transformar isso em realidade.”, pontuou.

Como deliberação da reunião, ficou decidido, a realização de uma audiência pública que discutirá com os demais vereadores e representantes do executivo municipal as orientações da gratuidade do transporte público para os estudantes das instituições de ensino municipal e instituições de ensino superior.

O co-vereador Alexandre Peara comentou sobre a decisão destacando a importância do debate amplo e participativo. “A audiência pública será um espaço fundamental para que possamos ouvir diferentes perspectivas e construir um caminho viável para garantir o direito ao transporte gratuito aos estudantes. Esse é um tema essencial para a inclusão e permanência dos jovens na educação”, finalizou.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais