SES-TOe UFT firmam parceria com foco na população indígena

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) se reuniu na sexta-feira, 03, com técnicos e coordenadores de cursos superiores, da área da saúde, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), para apresentação do Glossário Indígena. A reunião estabeleceu uma parceria permanente entre a Pasta e a instituição de ensino, com o objetivo de melhorar a qualidade da comunicação e atendimento dos povos originários no Estado do Tocantins.

Durante o encontro ficou estabelecido que a produção do Glossário Indígena (projeto da SES-TO), seja fruto da parceria firmada. A ação leva em consideração que o projeto impacte na formação dos futuros trabalhadores da Saúde.

 “Nossa preocupação enquanto Secretaria é garantir os direitos dos povos originários, respeitando suas culturas, suas línguas e suas culturas. Para isso a gente vem dialogando com várias áreas, pela própria questão do choque cultural, visando melhorar a comunicação para facilitar o atendimento no que tange a saúde”, relatou Francisco Neto, coordenador do Programa Diversidade na Saúde da SES-TO.

Anúncio no meio do texto

Para o diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde, da SES-TO, Robson José da Silva, “o encontro é o avanço de mais uma etapa em que reconhece a importância da UFT enquanto apoiadora dentro do processo de melhoria comunicacional com povos originários, garantindo um espaço de discussão sobre o cuidado com a população indígena”, esclareceu.

De acordo com Maria Santana Ferreira dos Santos, Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, “o Glossário é um material inovador e a parceria da SES com a UFT mobiliza a pesquisa e a extensão em prol dos povos indígenas usuários do SUS”, disse.

O Glossário

O Glossário Indígena é um projeto embrionário da SES-TO, na construção de saúde que será lançado escrito, em vídeo e podcast a fim de estabelecer elo compreensível através da linguagem entre profissionais de saúde e população indígena, facilitando o atendimento e diagnosticando casos com mais agilidade e precisão.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais