SES-TO reforça a importância da prevenção contra a febre amarela

Entre as ações preventivas, está a imunização que pode ser realizada nos 139 municípios do Estado.

Atenta ao período sazonal da transmissão da febre amarela (dezembro a maio), e diante de um caso confirmado da doença em humanos, ocorrido na cidade de Monte do Carmo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) intensificou ações de vigilância e ressalta a importância da vacinação como medidas de prevenção contra a doença.

A gerente de Vigilância das Arbovisores, Christiane Bueno Hundertmarck, esclareceu que, “após a confirmação da doença, nossa equipe já realizou reunião com a secretaria municipal de saúde de Monte do Carmo. O encontro online também contou com a participação do Ministério da Saúde e na oportunidade recomendamos a busca ativa de pessoas não imunizadas e a divulgação de informações para a população ter conhecimento sobre a doença”.

Anúncio no meio do texto

Na próxima semana, a Diretoria de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses da SES-TO fará visita técnica em Monte do Carmo, para realizar in loco a investigação do caso.

Dados da doença

Entre 2020 a 2025 foram confirmados três casos de febre amarela em humanos, deste com um óbito. Dois casos em 2022 ocorreram na região entre Peixe e São Salvador, em turistas, um faleceu. Já em janeiro de 2025 houve a confirmação de um caso, com paciente internado e quadro clínico estável.

Em Primata Não Humano (PNH) houve no mesmo período de 2020 a 2025 três casos confirmados, um em 2022, no município de Palmeirópolis e dois, em 2024, em Buritirana, distrito de Palmas.

Imunização

A vacinação é uma das medidas essenciais para a prevenção contra a febre amarela e em 2024, a cobertura vacinal contra a doença no Tocantins foi de 78,02%. A Central Estadual de Imunização possui em estoque 24.690 doses de imunizantes contra a doença e todos os 139 municípios estão devidamente abastecidos para proceder a vacinação da população.

O público-alvo para a imunização são crianças (1 dose aos 9 meses e reforço com 4 anos), adolescentes (que não foram imunizados na infância) e adultos até 59 anos (dose única).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais