Sem Wanderlei, Eduardo Gomes é o mais votado para o Senado na pesquisa do Vópe

Sandra Miranda – Jornalista e Advogada.

Enquanto a disputa pelo Palácio Araguaia – por enquanto – apresenta poucos nomes e se revela bastante morna, o que tem chamado a atenção da população sobre as eleições de 2026, é a corrida pelas duas vagas ao Senado Federal.

Oito nomes estão no páreo, sendo a maioria deles fortes e competitivos, com dois senadores candidatos à reeleição, e três deputados federais.

Anúncio no meio do texto

Em 2018, ano em que o Senado Federal renovou 2/3 das cadeiras – o que ocorre a cada oito anos, os vitoriosos foram Eduardo Gomes e Irajá Abreu.

E agora, quem está em melhor situação, neste mês de dezembro de 2025, sendo o mais apontado para uma das duas vagas, conforme pesquisa do Jornal Primeira Página/Vópe, é o senador Eduardo Gomes (PL).

Esse cenário foi identificado depois que o governador Wanderlei Barbosa retornou ao Palácio Araguaia, após conseguir uma liminar do Supremo Tribunal Federal, e com isso, teve a sua pré-candidatura ao Senado retirada da pesquisa do Vópe. A pesquisa foi realizada entre os dias 06 a 10 de dezembro.

Na forma estimulada (quando os nomes são apresentados), Eduardo Gomes é o líder com 23%, seguido do deputado federal Carlos Gaguim (União Brasil), apontado por 13%. Lembrando que como são duas vagas, os dois mais votados conquistarão as cadeiras de senador pelo Tocantins.

O levantamento do Instituto Voz e Pesquisa Tocantins entrevistou 1.420 eleitores de 38 cidades do Tocantins, em seis regiões, entre os dias 06 a 10 de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e a confiabilidade estatística é de 95%.

O terceiro lugar na pesquisa, com 11%, é do deputado federal Vicentinho Júnior (PP), em quarto lugar com 10% está o senador Irajá Abreu (PSD), candidato à reeleição, seguido do deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), indicado por 7%.

Atrás aparece a ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), com 6%, enquanto Paulo Mourão (PT), tem 5%. O lanterna é o técnico de futebol, Vanderlei Luxemburgo (Podemos), que recebeu 4% das indicações.

Estão indecisos 13%, pretendem anular ou votar em branco, 8%, e não responderam 2%.

CONFIRA OS NÚMEROS PARA O GOVERNO DO TOCANTINS AQUI

Irajá Abreu é mais rejeitado

O senador e candidato à reeleição, Irajá Abreu (PSD, filho da ex-senadora Kátia Abreu, é o mais rejeitado pelos eleitores, quando perguntados em quais dos pré-candidatos ao Senado, eles não votariam de forma alguma. Ele foi apontado por 15%.

Em segundo lugar na rejeição, com 14%, surge o deputado federal Carlos Gaguim (União Brasil), e em terceiro o atual senador e candidato à reeleição, Eduardo Gomes (PL), com rejeição de 11%. Ele é seguido do ex-deputado federal Paulo Mourão (PT), com 10%, mesmo percentual do deputado federal Vicentinho Júnior (PP), com rejeição de 10%.

A ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), foi mencionada por 9%. Vanderlei Luxemburgo, o ex-técnico de futebol, é rejeitado por 8%. E finalmente, surge o menos rejeitado pelo eleitor, que é o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), com 5%.

Estão dispostos a não rejeitar nenhum dos nomes apresentados, 11% dos entrevistados, 6% vão votar branco ou anular o voto e 1% não respondeu a esse quesito. Destaca-se que na pergunta sobre rejeição, o eleitor entrevistado pode apontar apenas um nome, e desta forma o percentual não ultrapassa 100%.

A pesquisa do Jornal Primeira Página e Instituto Vópe entrevistou 1.420 eleitores de 38 cidades do Tocantins, em seis regiões, entre os dias 06 a 10 de dezembro de 2025. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e a confiabilidade estatística é de 95%.

Metodologia da Pesquisa

Pesquisa quantitativa de intenção de votos para governador do Tocantins e para as duas vagas ao Senado Federal nas eleições de 2026, realizada pelo Jornal Primeira Página e Instituto Vópe – Voz e Pesquisa Tocantins Eireli, sediados em Palmas, Tocantins.

Total de 1.420 eleitores entrevistados moradores de 38 municípios de 06 regiões do estado. Realizada entre 06 a 10 de dezembro de 2025, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.

Estatístico responsável: João Soares de Araújo Neto, registrado no COREN com o número 6892. Amostra aleatória no sorteio de unidades, distribuída com base nos critérios geográficos e nas variáveis sexo, idade, grau de instrução e renda familiar.

Entrevistas diretas junto ao eleitorado, nos domicílios e áreas comerciais, com amostra representativa levando em consideração a proporção do tamanho da população residente em cada uma das seis regiões contendo os municípios, tendo por base o Censo Populacional de 2022 realizado pelo IBGE e o eleitorado cadastrado no mês de outubro de 2025 pelo Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO.

Região Norte, composta pelos municípios de Araguaína, Colinas do Tocantins, Guaraí, Nova Olinda, Xambioá e Wanderlândia; Região Central, composta pelos municípios de Palmas, Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Miranorte, Pedro Afonso e Tocantínia;

Região Sudeste, composta pelos municípios de Dianópolis, Taguatinga, Paranã, Arraias, Natividade e Almas; Região Sul, composta pelos municípios de Gurupi, Formoso do Araguaia, Alvorada do Tocantins, Peixe, Araguaçu e Palmeirópolis;

Região do Vale do Araguaia, composta pelos municípios de Araguacema, Paraíso, Lagoa da Confusão, Pium, Divinópolis e Cristalândia; Região do Bico do Papagaio, composta pelos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Tocantinópolis, Axixá do TO, Ananás, Esperantina, São Miguel do TO e Sítio Novo do TO.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais