Seis toneladas de queijos impróprios para consumo são apreendidos em Couto Magalhães

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreendeu na manhã desta quarta-feira, 19, na barreira fixa de Couto Magalhães, na divisa do Tocantins com o Pará, uma carga de seis toneladas de queijos tropical impróprios para consumo. A empresa foi autuada em R$ 4,5 mil reais e a carga foi inutilizada no aterro sanitário do município.

De acordo com as médicas veterinárias que atuam no Serviço de Inspeção Estadual da Adapec, Ravanna Guida de Souza e Kelly Alinne Araújo Timbó Camargo, a ação aconteceu após uma fiscalização de rotina, onde os fiscais da barreira fixa e volante ao conferirem uma nota fiscal, suspeitaram das informações, e ao abrirem o caminhão, verificaram que o condutor transportavam os queijos no assoalho do caminhão, junto caixas vazias de verduras, envoltos em sacos e lona preta, em desacordo com os padrões higiênicos-sanitário. Além disso, os produtos estavam sem rotulagem, o que caracteriza clandestinidade.

A carga, segundo a nota fiscal, era de origem do município de Ourilândia do Norte – PA e seguia com destino ao estado de Goiás. No documento também consta que os queijos seriam de um laticínio com inspeção federal, porém, não constavam rótulos nos produtos, e o referido laticínio, não possui autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a produção de queijo tropical, segundo informou o Mapa após consulta, sendo assim, a Agência enviará relatório da ação para que sejam tomadas as devidas providências.

Anúncio no meio do texto

A prefeitura de Couto Magalhães prestou apoio à ação da Adapec, com maquinários para a destruição dos produtos.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais