Janad Valcari segue liderando segunda pesquisa Vope em Palmas

A segunda pesquisa em Palmas do instituto Vope/Jornal Primeira Página neste ano que antecede a eleição, mostra que as posições dos quatro primeiros colocados neste segundo levantamento, mantiveram-se inalteradas em relação à pesquisa publicada no dia 18 de setembro.

A eleição de 2024 está cercada de muita expectativa, pois a capital poderá ter pela primeira vez na sua história um segundo turno. Outro fato que vem despertando curiosidade, principalmente no meio político, é sobre o nome que será apoiado pelo governador Wanderlei Barbosa e a prefeita Cinthia Ribeiro, sendo que ambos podem estar juntos ou separados nessa escolha.

A deputada estadual Janad Valcari (PL), segue na liderança, mostrando que entra em 2024 como a franca favorita. Foi o que revelou o resultado dessa segunda rodada. A pesquisa foi realizada nos dias 05, 06 e 07 de dezembro, em seis regiões de Palmas, com um total de 800 questionários aplicados. A margem de erro é 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Na consulta estimulada, Janad Valcari (PL) permanece na frente com 32%, tendo crescido 3 pontos percentuais em relação a setembro (ela tinha 29%), com o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), seguindo no segundo lugar, com 17%. Eduardo Siqueira Campos (Podemos) vem na terceira colocação, tendo obtido 12%, enquanto que o quarto lugar ficou para o deputado estadual Junior Geo (sem partido), apontado por 9%.

A colega de parlamento de Janad Valcari, Vanda Monteiro (União Brasil), que disputou em 2020, surge com 3%, e por último, aparece o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), tendo sido apontado por 1%.

O número de indecisos soma 16%, enquanto que os que pretendem votar branco ou anular o voto chega a 8%. Não responderam 2%. O Instituto Vope, como sempre faz em suas pesquisas, utiliza apenas números redondos no momento da publicação dos resultados.

Espontânea aponta outros nomes na dispusta

A pesquisa do Instituto Vope e Jornal Primeira Página apurou também a preferência dos eleitores de Palmas, na forma espontânea, em que os nomes dos candidatos não são mostrados. E os resultados são: Janad Valcari com 22%; Carlos Amastha, com 11%; Eduardo Siqueira Campos com 9%; Junior Geo 7%; Vanda Monteiro, 2%.

Seis nomes aparecem empatados com 1% cada um deles, sendo Vilela do PT, Marcelo Lelis, Nilmar Ruiz, Cinthia Ribeiro, Eli Borges e o vereador Folha. Outros nomes somaram 3% das indicações. O número de indecisos representa 31%, enquanto 7% declararam que preferem votar em branco ou anular o voto, e não responderam alcançou 2%.

Carlos Amastha segue com a maior rejeição do eleitor palmense

A liderança na rejeição do eleitor, também continua com o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, nesta segunda pesquisa Vope/Primeira Página, que entrevistou 800 eleitores de Palmas, nos dias 05, 06 e 07 de dezembro. Confira no quadro abaixo como ficou a rejeição aos pré-candidados:

Metodologia

Pesquisa de intenção de votos realizada em Palmas em seis regiões da cidade pelo instituto Vope/Jornal Primeira. As entrevistas ocorreram nos dias 05, 06 e 07 de dezembro de 2023. Pesquisa com Intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3% para mais ou para menos.

Levantamento quantitativo, nas modalidades espontânea e estimulada, realizado em seis regiões de Palmas, através de entrevista direta com base em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, tendo por base a Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), onde há o princípio de equiprobabilidade no sorteio dos elementos que pertencem ao universo objeto da pesquisa, que compõem o Painel Amostral.

O número de entrevistas teve por parâmetro o quantitativo de eleitores aptos a votar no Município de Palmas, informados pelo TRE/TO. Amostra selecionada com representatividade para abranger de forma fidedigna o total do eleitorado de Palmas.

Distribuição dos questionários por setores geográficos e por cotas (sexo, faixa etária, grau de instrução e renda per capta). O Estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais