Sebrae realiza nesta sexta-feira formatura de mulheres empreendedoras

O TO tem mais de 58 mil donas de pequenos negócios, totalizando 28% do perfil de empresários do Estado

O Sebrae Tocantins realiza nesta sexta-feira, 13, a partir das 18 horas, em Palmas, a solenidade de certificação do projeto Mulheres: Unir Para Crescer, idealizado pela senadora Professora Dorinha Seabra. A iniciativa tem o objetivo desenvolver o protagonismo feminino e fortalecer a rede de empreendedoras no Estado.

No Tocantins, a maioria das empresárias tem entre 35 e 54 anos. São mais de 58 mil mulheres donas de pequenos negócios no Estado, totalizando 28% do perfil de empreendedores de pequenos negócios. Ao se fazer o recorte de Microempreendedor Individual (MEI), o número dessa categoria de empresa registrada por mulheres representa 41,47% dos cadastros. Dessas empreendedoras, 58% são chefes de casa, com a principal renda familiar.

Anúncio no meio do texto

Essas mulheres passaram por uma jornada de seis encontros temáticos, que abordaram questões protagonismo feminino, gestão financeira e formação de preço, modelo ágil de ideação de negócio, marketing e mídias digitais na prática e a forma da imagem pessoal. As alunas também tiveram mentorias individuais para aplicarem em seus empreendimentos as vivências das oficinas.

As capacitações, ministradas pela analista do Sebrae Luciana Retes e demais consultores da instituição, trouxeram como inovação o módulo da Imagem Pessoal, em que teve a parceria com o Senac. “As mulheres tiveram momentos superinteressantes, como por exemplo, as aulas de automaquiagem, seguida de uma sessão de fotos.

O foco, além de capacitar essas empreendedoras e gerar conteúdo para as redes sociais de seus negócios, foi também fortalecer a autoestima dessas mulheres”, comenta a analista.

O projeto norteia a implantação das políticas públicas, voltadas ao fortalecimento das lideranças femininas, a partir da oferta de capacitação empreendedora com foco no aprimoramento do empreendedorismo transformador.

“O objetivo é induzir o Estado para que seja agente na formação e consolidação de uma rede de mulheres empreendedoras. Para esse projeto tivemos o apoio importante da senadora Professora Dorinha, estratégico na articulação de uma governança proativa”, reforça o superintendente do Sebrae, Rérison Antônio Castro.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais