Sebrae e prefeitura realizam Mapeamento do Ecossistema de Inovação em Porto Nacional

O Sebrae Tocantins realiza, no próximo dia 06, em Porto Nacional, cidade localizada a 60 km de Palmas, o Workshop de Mapeamento do Ecossistema Local de Inovação. O evento, que faz parte do programa Cidade Empreendedora, tem o objetivo de criar um processo participativo para a implementação do Ecossistema de Inovação do município. A ideia é reunir universidades, associações, poder público, empreendedores e demais instituições estratégicas para formar um ecossistema contemporâneo.

De acordo com Milena Lima, gerente do Sebrae, o workshop tem como meta a formulação de um plano de ação para instaurar uma rede de relacionamentos local. Segundo ela, este plano abrangerá estratégias para a participação dos diversos agentes no ecossistema, orientando-se por meio de projetos e atividades voltados para a inovação em prol do desenvolvimento econômico e social. “O foco é promover uma colaboração efetiva entre esses diferentes atores, impulsionando a inovação como catalisador para o crescimento sustentável da comunidade de Porto Nacional. Ao compreender essas demandas, a instituição pode direcionar recursos e apoio técnico de maneira mais eficaz, tanto para o munícipio, quanto para os empreendedores que estão emergindo como polos de inovação”, aposta.

O mapeamento possui várias etapas de implementação e será apresentado à comunidade, juntamente com a metodologia Ecossistema Local de Inovação, que será empregada no planejamento do processo. Milena ressalta ainda que a partir do mapeamento dos dados, as atividades relacionadas à inovação de Porto Nacional serão mais efetivas e bem direcionadas. “Além do mapeamento, o Sebrae disponibilizará um Agente Local de Inovação (ALI) que será responsável em ativar a inovação no território, como forma de articular, integrar e dinamizar os atores de inovação, contribuindo para o desenvolvimento local e a criação e fortalecimento de empresas inovadoras”, pontua.

Anúncio no meio do texto

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Saulo Pereiro, a prefeitura desempenha um papel fundamental na promoção da inovação sustentável de Porto Nacional, incentivando práticas responsáveis e soluções que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico

O ecossistema promoverá um ambiente que favorecerá à inovação das empresas e multiplicará ações que fortaleçam o empreendedorismo local, consolidando uma cultura de cooperação que torne a economia de Porto Nacional ainda mais competitiva. “Com essa parceria, vamos reforçar o trabalho e a modernização da gestão, fato que contribui para a geração de emprego e renda do município”, destacou.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais