Público se emociona como grande desfile cívico em comemoração ao aniversário da Capital

O espírito patriótico tomou conta da avenida Palmas Brasil Norte neste último sábado, 20, dia do aniversário de 34 anos de Palmas. Milhares de espectadores se reuniram para testemunhar o grandioso desfile cívico em comemoração aos 34 anos da Capital do Tocantins. O evento, conhecido por sua tradição e grandeza, encantou o público com exibições marcantes e homenagens emocionantes à cidade.

Para a moradora da região sul, a analista financeira Kenia Silva que estava acompanhada de toda a família, o desfile cívico é uma oportunidade única para que a população acompanhe as apresentações e expresse seu amor e orgulho por Palmas. “Estou encantada com tudo que estou presenciando aqui. É a primeira vez que vejo um desfile cívico, e o que vejo é muita organização, belíssimas apresentações. Só quero agradecer pela cidade que nos acolheu pela segunda vez, e reforçar o meu amor e admiração a essa linda cidade”, disse com sorriso no rosto. 

A cada nova escola que entrava na avenida, a resposta entusiasmada do público não era diferente. Famílias, estudantes e pessoas de todas as idades testemunharam as apresentações e interagiram com a atmosfera festiva dos pelotões compostos por alunos, militares entre outros. 

Uma das características marcantes do desfile foi a diversidade de performances. Desde bandas musicais e grupos de dança até representações teatrais e exibições de acrobacias aéreas e fanfarras. O desfile proporcionou um espetáculo rico e variado para todos os gostos. As coreografias sincronizadas e os trajes coloridos dos participantes cativaram o público, que se mostrou envolvido e admirado.

Além das performances artísticas, o desfile cívico foi palco de homenagens aos povos originários, aos pioneiros e palco para mensagens importantes como a “Paz nas Escolas”. O público aplaudiu de pé a apresentação dos militares, figuras importantes na garantia da segurança das famílias e da cidade como um todo. Seu Sebastião Souza, morador da quadra Arne 54 (408 Norte), destaca a participação dos militares na programação. “A presença dos militares e suas trajetórias emocionantes trouxeram à tona sentimentos de respeito e admiração por aqueles que defendem e atuam na segurança das famílias e da nossa cidade”, disse. 

A mãe da aluna Maria Cecília da Escola de Tempo Integral Padre Josimo, Luana Carvalho Gomes, falou do orgulho de ver a filha desfilar em um momento tão importante para Palmas. “Estou emocionada. Foi muito lindo. Tudo em perfeita sintonia. Ver este público todo prestigiando nossos filhos é muito gratificante”, completou emocionada.

A jornalista Sônia Pugas avalia que o desfile cívico representa um momento especial de conexão com a história e os valores do país. Para a profissional, manter viva a tradição cívica e transmiti-la às gerações futuras é muito importante, pois o desfile não é apenas um evento festivo, mas também uma oportunidade para fortalecer o sentimento de identidade nacional. ”Eu amo desfiles cívicos. Sempre desfilei em Porto Nacional, e sempre me emociono literalmente.  Chorei muito ao ver os alunos do Padre Josimo, pela minha conexão com as Arnos. Filmei boa parte do evento e fiz questão de postar no meu status e Instagram. Desfile para mim sintetiza disciplina e respeito pela educação”, avalia a jornalista.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais