Projeto Produzir Brasil transforma a vida de empreendedores do Bico do Papagaio

O Sebrae Tocantins, por meio do projeto Produzir Brasil, atende 10 assentamentos na região do Bico do Papagaio. A iniciativa contempla 200 famílias que trabalham com empreendedorismo rural.

O objetivo do Produzir Brasil é capacitar os produtores para que eles consigam gerar renda a partir da produção que eles já desenhem em suas propriedades. O projeto, que iniciou em 2022, deve ser finalizado no final do próximo ano e a ideia é possibilitar ainda que estes empreendedores tenham acesso ao mercado.

Na tarde desta quarta-feira, 04, o Conselho Deliberativo (CDE) do Sebrae e técnicos da instituição visitaram o projeto Assentamento Coco no município de Aguiarnópolis.

O presidente do Sebrae Tocantins, Paulo Carneiro, lembrou que a base da sociedade é o campo e, por este motivo, os empreendedores rurais precisam de apoio e incentivo por parte das entidades responsáveis.

“O Sebrae realizou consultorias e diagnosticou as potencialidades de cada assentamento e, a partir das demandas destes locais, os produtores foram capacitados para trabalhar com os seus produtos”, acrescentou.

O gerente do Sebrae, Wolney Nóbrega, informou que após essas capacitações estes empreendedores tiveram aumento em suas rendas e autoestima para trabalharem em suas produções.

“Essas famílias são base do empreendedorismo nesses assentamentos e ver o trabalho que elas estão conseguindo desenvolver nessas propriedades é muito gratificante para nós enquanto Sebrae”, ressaltou.

A presidente da Associação PA Coco, Allane Pereira de Santana, pontuou que o Sebrae tem sido fundamental para a implantação e desenvolvimento do projeto. Segundo ela, a iniciativa tem melhorado a vida de muitas famílias do assentamento. Na ocasião, a representante também frisou sobre a importância do associativismo.

“Estamos trabalhando de forma coletiva, quando precisamos realizar um trabalho todos comparecem e isso nos dar força para continuarmos trabalhando. Hoje temos 23 famílias aumentando a renda a partir da horta”, acrescentou.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais