Projeto de produção e edição de vídeos com o celular começa nesta quinta, em Paraíso

Contemplado no edital Audiovisual Tocantins 2023, o projeto Circuito de Oficinas de Produção e Edição de Vídeos com o Celular ocorre em Paraíso, no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), nesta quinta-feira, 23, das 14 às 18 horas. A iniciativa foi selecionada no módulo II da categoria de Capacitação e recebeu o recurso de R$ 50 mil para levar uma qualificação gratuita a pessoas de todos os níveis de conhecimento em produção audiovisual.

A ação já ocorreu na capital Palmas, no último dia 11; e no dia 16, em Araguaína, sob a coordenação do videomaker Elton Abreu, proprietário da empresa proponente, a Abreu 3D. Com aulas práticas e teóricas, os participantes aprenderão a criar, filmar e editar vídeos de alta qualidade, usando apenas o celular. As turmas são de até 20 pessoas, com uma carga horária total de 32 horas, sendo oito horas por cidade.

De acordo com o organizador da oficina, o projeto surgiu da percepção da importância crescente da produção de conteúdo audiovisual e da necessidade de qualificar pessoas em habilidades de produção e edição de vídeos. “A proposta é tornar a produção de vídeos acessível a todos, utilizando apenas um dispositivo que já faz parte do cotidiano de milhões de pessoas: o celular. Com o avanço da tecnologia, os celulares se tornaram verdadeiras ferramentas de criação, permitindo capturar momentos, contar histórias e transmitir mensagens de forma rápida e eficaz”, pontuou Elton.

Anúncio no meio do texto

O videomaker comentou ainda que a expectativa do projeto é promover a expressão criativa, a alfabetização digital e a produção de conteúdo acessível. Além disso, a ação prevê capacitar os inscritos a contarem suas histórias de maneira visualmente envolvente, por meio do Smartphone. “Esse projeto é importante na cena cultural tocantinense, porque democratiza o acesso à produção audiovisual, capacitando pessoas de todas as esferas e regiões a contarem suas histórias de forma visualmente atraente. Além disso, ao promover a alfabetização digital e a produção de conteúdo acessível, o projeto contribui para o desenvolvimento cultural e tecnológico da região”, defendeu.

Metodologia

As aulas incluem introdução à produção de vídeo com Smartphone; técnicas de filmagem, incluindo enquadramento, iluminação e estabilidade; uso de aplicativos de edição de vídeo em Smartphone; exercícios práticos de filmagem e edição; desenvolvimento de um projeto de vídeo final; compartilhamento de vídeos em plataformas on-line; aplicativos úteis para captação e edição fácil de vídeos.

A metodologia das oficinas abrange desde noções básicas de produção audiovisual até técnicas avançadas de edição. Além das aulas práticas e presenciais, os alunos receberão mentoria em um grupo de WhatsApp para tirar dúvidas durante seis meses após a realização das oficinas.

Conheça o proponente

Elton Abreu é natural de São Paulo/SP e reside no Tocantins há quase 20 anos. O artista iniciou sua carreira como montador, colorista e motion designer e, após alguns cursos em São Paulo, começou a atuar também como filmmaker e diretor de fotografia. O proponente também atuou na equipe de gravação e edição de trabalhos como: Menina Bonita de Trança; João e Maria – Uma Aventura no Cerrado; os documentários Realeza; O Diário de Ana; e Vida de Ator com Nival Correia; e a série Cine Teatro Tocantins.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais