Projeto de Lei do vereador Folha cria o Dia Municipal do Livro Infantil

O presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), vereador Folha (PSDB), apresentou nesta semana o Projeto de Lei n° 13/2023 que institui na Capital o Dia Municipal do Livro Infantil. Pela proposta, a data será comemorada anualmente no dia 18 de abril, como uma forma de homenagear o nascimento do escritor Monteiro Lobato.

O vereador Folha explicou que, embora a celebração já ocorra em âmbito nacional, a criação da data em Palmas tem como objetivo incentivar a realização de ações que estimulem o hábito de leitura e a disseminação do conhecimento entre as crianças das escolas públicas e privadas da cidade. “Isso nos permitirá cultivar a paixão pela leitura desde cedo e estabelecer nas crianças a semente da cidadania, do respeito e dos valores éticos e morais”

, destacou o presidente da Casa de Leis.

De acordo com o vereador Folha, há uma grande carência no hábito de leitura entre o público infantil, o que pode ser atribuído em parte ao avanço da tecnologia. Crianças têm preferido assistir vídeos na internet ou jogar videogame, o que tem prejudicado o interesse pelos livros. Por essa razão, o Dia Municipal do Livro Infantil busca incentivar a paixão pela leitura entre alunos de escolas públicas e privadas.

O Projeto de Lei n° 13/2023 foi apresentado ao Plenário na última terça-feira, 18, e encaminhado às comissões para análise.

Benefícios da leitura

É consenso entre os especialistas que ler livros tem efeitos benéficos no processo de raciocínio, na expansão do vocabulário e na aprimoração da capacidade interpretativa, permitindo ao leitor adquirir conhecimentos amplos e diversificados em diversos assuntos. Além disso, a leitura pode desenvolver a criatividade, a imaginação e a habilidade na comunicação e na escrita, bem como aumentar o senso crítico do leitor.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais