Projeto da UFT facilita acesso ao cinema

“Cinema é massa!”. Essa é a frase que melhor resume o mais novo filme do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, “Retratos Fantasmas”. O documentário marca a retomada das atividades do Cinedebate do Jornalismo, projeto de extensão do curso da Universidade Federal do Tocantins. A exibição, seguida de debate sobre a linguagem e outros aspectos técnicos do filme, será nesta quinta-feira ,31, às 19 horas, no Cine Cultura, no Espaço Cultural na região central de Palmas. A entrada é gratuita e pode ser garantida a partir da inscrição no site da UFT.

O filme conta a história do centro de Recife a partir das salas de cinema que movimentaram a capital pernambucana no século XX. O longa, de aproximadamente 90 minutos de duração, levou sete anos para ficar pronto e conta com imagens de arquivo, fotografias e vídeos que narram o desenvolvimento urbano acelerado da cidade. O longa estreou no tradicional Festival de Cannes, onde o diretor foi o vencedor do Prêmio do Júri em 2019, com Bacurau.

A sessão comentada marca a volta do projeto de extensão Cinedebate do Jornalismo, que começa a segunda fase de execução, na 6ª edição do evento. O atual coordenador do projeto, professor Marco Túlio Pena Câmara, comenta a importância de debater o tema tendo a linguagem audiovisual como foco. “Nossa intenção é construir espaços de conhecimento junto à comunidade em relação a assuntos que são importantes para a sociedade. Promover o debate da narrativa do filme, considerando os aspectos técnicos, de linguagem cinematográfica com o lado social ao qual se relaciona, é fundamental para construirmos um projeto de cidade e sociedade que seja mais integrado e plural”, ressalta o professor de jornalismo da UFT.

Anúncio no meio do texto

O projeto

O Cinedebate do Jornalismo é pensado como um espaço de difusão de obras audiovisuais, de conversa e de trocas cinematográficas. O projeto é uma iniciativa do coletivo Outrocampo, em parceria com o CAlangos (Centro Acadêmico do curso de Jornalismo). Nesta segunda fase, o projeto é coordenado pelo professor Marco Túlio Câmara. Os professores Sérgio Soares, Ingrid Assis e Fábio de Paula Assis Júnior também integram o projeto.

O acesso gratuito à sessão é garantido a partir da inscrição na atividade, na plataforma de eventos no site da UFT. Os participantes interessados receberão certificados.

Link para inscrição que garante a entrada gratuita: https://sites.uft.edu.br/plataformaevento/d/cinedebate-do-jornalismo-6a-edicao

Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=MnaXiguPZVQ&

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais