Vicentinho Júnior apresenta projeto para isentar produtos importados

Com o objetivo de garantir isenção fiscal sobre produtos importados por pessoas físicas, o deputado federal Vicentinho Júnior (PP-TO) apresentou na segunda-feira, 17, o Projeto de Lei (PL) 1830/23. A iniciativa tem como foco garantir que os consumidores continuem com a isenção em compras de até USD 50,00, o que equivale a aproximadamente R$250,00. No entanto, a isenção aplica-se somente aos produtos destinados para uso pessoal e não para fins comerciais.

Vicentinho Júnior explicou que para maior transparência na compra fica estabelecido a obrigatoriedade de declarações completas e antecipadas de importação de produtos.

“A Receita Federal possui mecanismos para analisar dados do comprador e do vendedor e desta forma ter um maior controle dos produtos que são adquiridos pela sociedade”, disse.

Para o parlamentar, será possível verificar a legalidade e a veracidade das transações comerciais, prevenindo práticas ilegais como subfaturamento e sonegação fiscal. Além do mais, o valor de USD50 dólares isentos na importação não reduz a competitividade das empresas brasileiras.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais