Projeto da UFT auxilia artesãs quilombolas do Jalapão a precificarem produtos

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) através do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos (Neruds) faz parte do conjunto de instituições que têm atuado no desenvolvimento de comunidades quilombolas no Jalapão.  As professoras Gisele Paiva e Juliana Melo lideram o processo de construção metodológica para precificação de produtos e sua inserção no mercado de forma justa. O objetivo principal do projeto é a construção do preço a partir de mecanismos extra-mercado que valorizem o trabalho feminino, a ancestralidade e a preservação do Cerrado.

“As oficinas realizadas nas comunidades foram fundamentais para que as mulheres compreendessem a importância de anotar o tempo que levam costurando o capim, coletando o olho do buriti na mata e o capim nas veredas, dentre outros”, destaca Juliana Melo.

No mês de novembro, a equipe da UFT/Neruds com apoio da Central do Cerrado e do PIBEX/UFT estiveram nas comunidades em São Félix (comunidade quilombola do Prata) e Mateiros (comunidade Mumbuca e ACAPPM) para construir o preço das esculturas a partir da valorização do trabalho das mulheres. Foram realizadas 3 oficinas para monitoramento econômico e precificação, entrevistas semi-estruturadas com as artesãs sobre o processo de criação das esculturas e diagnóstico dos instrumentos de gestão utilizados atualmente pelas associações. 

Anúncio no meio do texto

A coleção de esculturas Jalapoeiras Apuradas é o resultado de um trabalho coletivo protagonizado pelas mulheres quilombolas que será apreciado por todo o mundo e a UFT é parte deste momento histórico, para o Jalapão, para o Tocantins e principalmente para as mulheres jalapoeiras apuradas.

A exposição da coleção Jalapoeiras Apuradas  acontece do dia 7 de dezembro até fevereiro, em Palmas, na loja Empório Designer.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais