Programa Jovem Trabalhador é retomado e mantém mais de 1,5 mil jovens

Mais de 1,5 mil participantes do Programa Jovem Trabalhador retomaram as atividades nesta segunda-feira (5) após o Governo do Tocantins firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Tocantins, em 23 de dezembro de 2025. O acordo garantiu a continuidade do programa, suspenso durante a gestão interina, e preservou contratos, direitos e a formação dos jovens.

O TAC foi firmado em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) e assegurou a manutenção das atividades teóricas e práticas até o encerramento regular dos vínculos.

Acordo garantiu continuidade do programa

Anúncio no meio do texto

Com o entendimento, 1.545 jovens permaneceram empregados, revertendo o anúncio de encerramento feito em novembro de 2025. O acordo também garantiu a conclusão dos cursos de qualificação e a preservação dos direitos trabalhistas.

Governo destaca prioridade à juventude

O governador Wanderlei Barbosa afirmou que o foco foi assegurar o retorno imediato dos participantes.

“Nossa prioridade foi garantir agilidade para que os participantes pudessem retornar aos seus postos o quanto antes, o que já ocorre nesta segunda-feira, 5. O Programa Jovem Trabalhador é uma política pública importante que incentiva a qualificação, a experiência profissional e o acesso ao primeiro emprego. A continuidade reafirma o compromisso do nosso Governo com a inclusão social e a ampliação de oportunidades que promovem dignidade, desenvolvimento e perspectivas de futuro”, afirma.

Secretaria e participantes avaliam retomada

A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir dos Santos, ressaltou o impacto social da iniciativa.

“São jovens que têm a oportunidade de crescimento profissional por meio do primeiro emprego. Além da experiência prática, eles realizam cursos de formação e têm garantidos direitos trabalhistas. Isso, sem dúvida, muda a vida e amplia as perspectivas de futuro desses jovens”, ressalta.

Entre os participantes, Emily Giovanna, de 18 anos, comemorou o retorno.

“Entrei no Jovem Trabalhador com 17 anos e, com ele, consegui alcançar muitos objetivos, como comprar a minha moto, meu celular e, principalmente, adquiri experiência como trabalhadora. O programa me trouxe responsabilidade, autonomia e dignidade financeira. Por isso, fico muito feliz com esse retorno, porque ele representa a valorização do nosso trabalho e a oportunidade de continuar crescendo profissionalmente. Eu me sinto reconhecida e só tenho a agradecer por essa oportunidade”, compartilha.

Programa Jovem Trabalhador

O Programa Jovem Trabalhador é uma iniciativa de aprendizagem profissional, que combina atividades teóricas e práticas para qualificação e inserção no primeiro emprego formal remunerado de adolescentes e jovens, conforme a CLT, o ECA e a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000).

Informações: Secom Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais