Produtos podem sofrer até 5% de aumento ao consumidor final e a ADAT realiza Assembleia para discutir propostas de reversão sobre a Lei 14.789

No último dia 28 de fevereiro, a Associação de Distribuidores e Atacadistas do Estado do Tocantins (ADAT) realizou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) com a presença de associados e profissionais ligados às associadas, como contadores, advogados e representantes legais.

A reunião foi conduzida pelo Renan Macedo Silva, diretor-executivo da ADAT, que inicialmente abordou a dinâmica da reunião, o tema a ser tratado e os escritórios parceiros convidados a discutir sobre o assunto. Já o atual presidente da ADAT para o biênio 2024/2026, Henrique Nesello, apresentou o tema central da AGE: esclarecer a Lei 14.789, publicada em 29 de dezembro de 2023, que introduziu um novo regramento para tributação dos benefícios fiscais de ICMS pelo IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, impactando diretamente no valor do produto final para o consumidor, essa diferença pode chegar em até 5%.

Foram convidados quatro escritórios parceiros para explanar sobre o tema e apresentar suas propostas de ações, defesas e acompanhamento dos associados em ações que porventura desejem fazer valer seus direitos. Os parceiros apresentados foram: Dr. Jacques Veloso de Melo, com atuação em Brasília/DF, Dr. João Paulo Silveira do escritório Compliance Assessoria Tributária de Palmas/TO, Dr. Rafael Figura do escritório Thorum de Curitiba/PR e Dr. Ronan Garcia da Otimiza Consultoria Tributária de São Paulo/SP.

Anúncio no meio do texto

Cada escritório expôs seus entendimentos sobre a lei, suas estratégias de defesa dos direitos dos contribuintes e suas remunerações, as quais foram descritas na íntegra para os associados interessados.

Após as apresentações, o presidente agradeceu aos escritórios parceiros e deu sequência à assembleia. Além das dúvidas esclarecidas, foi apresentado o posicionamento oficial da ADAT, destacando que cada empresa deve buscar o escritório que julgar mais interessante, contando sempre com o apoio da associação para o que for preciso, como também o setor chegou em um consenso de que é inevitável repassar o aumento da carga tributária nos preços, medida que infelizmente impactará nos preços na ponta ao consumidor final.

Sobre a ADAT:
A Associação de Distribuidores e Atacadistas do Tocantins (ADAT) é uma entidade representativa do setor de distribuição e atacado do estado, comprometida em promover o crescimento sustentável e a competitividade das empresas associadas, além de contribuir para o desenvolvimento econômico da região.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais