Prevenção da gravidez na adolescência é tema de palestras em Araguaína
A gestação na adolescência é uma grande preocupação para a saúde pública. Além dos riscos e complicações à saúde da mãe e do bebê, a gestação indesejada na vida de milhares de meninas impacta diretamente na vida social, econômica e emocional. Para fortalecer a mobilização de prevenção, no dia 3 de janeiro de 2019, foi instituída a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Durante o mês, a Secretaria da Saúde de Araguaína está promovendo palestras educativas nas escolas municipais e estaduais para meninas e meninos, e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).
O programa tem como objetivo disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas, para que contribuam na redução da incidência da gravidez na adolescência. “O objetivo é informar sobre as medidas preventivas, saúde sexual e métodos de prevenção. Também serão realizadas palestras e rodas de conversas nas UBS, a fim de disseminar conhecimento também aos pais e responsáveis”, destacou a responsável técnica da Saúde do Adolescente, Pâmella Araújo Ferreira.
Participam das palestras profissionais da saúde, professores, coordenadores e estudantes a partir de 12 anos. Nas UBS, o objetivo é orientar pais e responsáveis que aguardam por atendimento.
Levantamento
De acordo com dados da Saúde de Araguaína, em ano de 2021, dos 3046 nascidos vivos em Araguaína, 406 foram de mães entre 10 e 19 anos, sendo 13,32%. Já em 2022, dos 2535 nascidos vivos, 397 foram de mães com idades de 10 a 19 anos, ou seja, 15,66% dos nascidos vivos do ano de 2022 são de mães entre 10 e 19 anos de idade.
“Em 2023, resolvemos intensificar mais as nossas ações nas escolas com os adolescentes, que é o local onde temos um maior acesso a eles. Reforço que os profissionais médicos e enfermeiros das UBS, estão de prontidão para sanar todas as dúvidas que venham a surgir tanto aos pais quanto aos adolescentes”, ressaltou a secretária de Saúde, Ana Paula Abadia.
Prevenção
Nas Unidades Básicas de Saúde também são ofertados às mulheres e adolescentes métodos contraceptivos tais como: preservativos masculinos e femininos, anticoncepcionais oral e injetável, e contraceptivo de longa duração DIU (Dispositivo Intrauterino).
Araguaína é a primeira cidade do Tocantins a realizar gratuitamente o implante hormonal, o Implanon. Vão ser beneficiadas na etapa inicial do atendimento mulheres em situação de rua, cadastradas no Programa Consultório na Rua. Ainda não há previsão de atender a população em geral.
Programação
Dia 7 (Terça-feira)
Escola Estadual Henrique Cirqueira Amorim – (Setor Barros);
Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Sancha Ferreira – (Setor Jardim Filadélfia);
Centro De Ensino Médio Paulo Freire – (Setor Central);
Centro De Ensino Médio Castelo Branco – (Setor Vila Aliança);
Escola Municipal Manoel Lira – (Setor Nova Araguaína);
UBS Manoel dos Reis – (Setor Jardim das Flores);
UBS Nova Araguaína – (Setor Nova Araguaína);
CRAS – (Setor Céu Azul);
Centro de Convivência do Idoso de Araguaína – (Setor Couto).
Dia 8 (quarta-feira)
Escola Municipal Cabo Luzimar Machado – (Povoado Ponte);
Colégio Ademar Vicente Ferreira – (Setor JK);
Colégio Adolfo Bezerra de Menezes – (Bairro São João);
UBS José Rezende – (Setor Céu Azul);
UBS Albeny Soares – (Setor Couto Magalhães).
Dia 9 (quinta-feira)
UBS Novo Horizonte – (Bairro Novo Horizonte).
Dia 10 (sexta-feira)
UBS Couto Magalhães – (Setor Couto Magalhães).
Dia 13 (segunda-feira)
Escola Municipal William Castelo Branco (Setor Parque Sonhos Dourados).
Dia 14 (terça-feira)
Escola Espírita André Luiz – (Setor Setor Morada do Sol);
Escola Estadual Manoel Gomes da Cunha – (Setor Novo Horizonte).
Dia 15 (quarta-feira)
Escola Municipal José Gomes Sobrinho (Setor Bairro Monte Sinai);
UBS Senador Benedito – (Loteamento José Ferreira).
Dia 24 (sexta-feira)
Escola Estadual Campos Brasil Dia – (Loteamento Bairro de Fátima).