Prefeitura reforça importância do respeito e da inclusão no trânsito de pessoas com TEA

Legislação municipal garante, por exemplo, que pessoas com TEA tenham direito às vagas destinadas a pessoas com necessidades especiais.

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, lembrado nesta terça-feira, 2 de abril, a Prefeitura de Palmas reforça a importância do respeito e da inclusão no trânsito. As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem direitos específicos no trânsito, assegurados por leis que visam promover acessibilidade e inclusão. A Lei Municipal N.º 2.867/2023, por exemplo, garante que pessoas com TEA tenham o direito de utilizar as vagas destinadas a pessoas com necessidades especiais (PNE) em estacionamentos públicos e privados de uso coletivo.

De acordo com a Lei N.º 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, indivíduos com TEA são reconhecidos como pessoas com deficiência, garantindo-lhes prioridade em vagas de estacionamento, isenção de impostos na compra de veículos adaptados e atendimento preferencial em serviços de transporte. Além disso, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) facilita o acesso a esses direitos, reforçando a necessidade de adaptação do trânsito e dos transportes públicos para atender às demandas específicas desse grupo.

Anúncio no meio do texto

A legislação especifica que a acessibilidade no trânsito é um direito de todos, e que pelo menos 2% das vagas de estacionamento sejam reservadas para esse público, sempre próximas aos acessos de circulação de pedestres e devidamente sinalizadas. O cumprimento dessa norma é fiscalizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Semob), garantindo que as pessoas com TEA possam se locomover com dignidade e segurança.

A Semob destaca que mais do que um dever legal, o respeito às vagas reservadas e às necessidades das pessoas com TEA é um ato de cidadania. Pequenas atitudes no dia a dia fazem toda a diferença para tornar o trânsito mais inclusivo, humano e seguro para todos.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais