Prefeitura de Araguaína lamenta o falecimento do ex-governador e protagonista na criação do Estado do Tocantins

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebeu a notícia do falecimento do ex-governador e protagonista na criação do Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos, nesta terça-feira, 4 de julho de 2023. Por causa da morte do personagem público mais importante da história do Tocantins, o Município decreta luto oficial por três dias. Todas as bandeiras em repartições públicas da nossa Araguaína estarão a meio mastro.
 
Nascido na cidade de Crato, no Ceará, em 1928, filho de Pacífico Siqueira Campos e Regina Siqueira Campos, Siqueira Campos, como era mais conhecido, ficou órfão de mãe aos 12 anos e exerceu diversas profissões nos estados do Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo antes de iniciar sua carreira política.
 
Na década de 1960, mudou-se para Colinas do Norte (GO), atual Colinas do Tocantins, onde fundou a Cooperativa Goiana de Agricultores e iniciou o movimento popular que pedia a criação do Tocantins. Foi vereador na cidade de 1965 a 1969 e presidente da Câmara em 1966. O destaque na política o impulsionou para a carreira em Brasília, onde foi deputado federal por quatro mandatos: 1971-1975, 1975-1979, 1979-1983 e deputado federal constituinte 1987-1988.
 
Protagonista na luta pela emancipação do chamado Norte Goiano, que já durava 200 anos, Siqueira Campos chegou a fazer greve de fome de 98 horas pela criação do Tocantins. 
 
Enquanto deputado federal constituinte, foi relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, redigindo e encaminhando ao então presidente da Câmara Federal, deputado Ulisses Guimarães, a fusão de emendas, depois conhecida como Emenda Siqueira Campos, que foi aprovada e deu origem ao Estado do Tocantins com a promulgação da Constituição Federal de 1988.
 
Primeiro governador do nosso Estado, exerceu o mandato de dois anos, entre 1989 e 1991, e foi responsável pelo início da construção da capital Palmas em janeiro de 1989, a última cidade brasileira planejada no Século 20.
 
Siqueira Campos foi governador em mais três oportunidades: 1995-1998, 1999-2003 e 2011-2014. Em 2019, assumiu como senador da República entre os meses de julho e agosto. Durante sua gestão como governador, Siqueira Campos esteve à frente de obras de referência para o Tocantins, como a Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, o Hospital Geral de Palmas, o aeroporto da capital, a orla e a ponte de oito quilômetros sobre o lago de Palmas, a Praça dos Girassóis, o Memorial da Coluna Prestes, entre outras.
 
Em Araguaína, entregou o Parque das Águas, o Complexo de Delegacias da Polícia Civil, lançou a pedra fundamental para a construção do Hospital Geral de Araguaína, entre tantas outras benfeitorias.
 
José Wilson Siqueira Campos foi casado por mais de 40 anos com Dona Aureny Siqueira Campos, com quem teve seis filhos. Atualmente, estava casado com Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos, com quem teve mais dois filhos.
 
Visionário e determinado, Siqueira Campos registrou sua história como referência na política nacional e um personagem fundamental na criação do Estado do Tocantins. Neste momento de dor e grande perda para todo o Brasil, expressamos nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos. Que Deus, na sua infinita misericórdia, conforte os corações de todos que têm um enorme carinho por essa figura singular da história do Tocantins.

Wagner Rodrigues Barros
Prefeito de Araguaína

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais