Prefeitura de Araguaína atende pedido da Subseção da OAB para realização da obra do estacionamento do Fórum

A OAB Subseção de Araguaína teve seu pedido atendido pelo prefeito Wagner Rodrigues para a construção do estacionamento do Fórum  do município.

Uma reunião ocorreu nesta sexta-feira na sede do Ministério Público Estadual. Participaram do encontro autoridades municipais e estaduais, representantes de órgãos públicos e membros da sociedade civil com o objetivo de debater soluções para os problemas de mobilidade e acessibilidade na via pública situada em frente ao Fórum de Araguaína e ao novo prédio do Ministério Público.

Estiveram presentes o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, o presidente da subseção, Davi Morais e dirigentes da Ordem, representantes do Ministério Público, o Diretor do Foro da Comarca de Araguaína, o Procurador-Geral do Município, além de integrantes da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (AGETO), da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), da Guarda Municipal  e de outras instituições civis e públicas.

Anúncio no meio do texto

Dentre os principais encaminhamentos da reunião são:
• Transferência de responsabilidade da via: O Prefeito esclareceu que, atualmente, a via em questão ainda está sob competência estadual, mas que já solicitou oficialmente ao Governo do Estado a transferência da responsabilidade sobre o trecho urbano da TO-222 para o Município.

• Posicionamento da AGETO: A agência informou que irá formalizar o termo de cessão da área para a Prefeitura e apresentou um projeto de ampliação das vagas de estacionamento no local.

• Infraestrutura técnica: Houve consenso sobre a inviabilidade técnica da construção de plataformas elevadas na região.

• Demandas da advocacia: O Presidente da OAB Araguaína, durante sua fala, destacou as dificuldades enfrentadas pela advocacia local, especialmente a ausência de vagas específicas para advogadas gestantes e lactantes, além da escassez geral de estacionamento e dos riscos diários enfrentados por profissionais da área jurídica.

• Compromissos do Município: O Prefeito se comprometeu a iniciar na próxima segunda-feira (12) o processo de formalização da cessão da área, com previsão de início das obras logo após a efetivação do trâmite. Também foi assumido o compromisso de instalação de sinalização horizontal e vertical, além de medidas para redução de velocidade no trecho.

• Medidas para segurança viária: Foram discutidas a instalação de lombo-faixas e a readequação das calçadas de acesso ao Fórum, com foco na segurança e acessibilidade dos usuários. As lombo-faixas também devem ser instaladas em pontos estratégicos, como em frente ao Ministério Público, ao Detran, à nova sede da Câmara Municipal e a estabelecimentos comerciais da região.

• Rotatória e anel viário: Foi acordada a implantação de uma rotatória nas imediações do Residencial Siena, como forma de melhorar o fluxo de veículos e reduzir o risco de acidentes na intersecção com a TO-222. A longo prazo, também se discutiu a construção de um anel viário para desviar o tráfego de veículos de passagem, aumentando a segurança nas vias urbanas de Araguaína.

Para o presidente da Subseção de Araguaína, Davi Morais, a Advocacia comemora as decisões e compromissos firmados durante a reunião. “Hoje reiteramos nossos pedidos de estacionamento no Fórum de Araguaína e saímos da reunião com o compromisso firmado pela prefeitura municipal, de construção e estruturação do estacionamento na Avenida Filadélfia, tanto no Fórum, como na frente do novo prédio do Ministério Público”, afirma o Presidente da Subseção de Araguaína, Dr. Davi Morais.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais