Posse dos deputados estaduais eleitos será nesta quarta-feira, 1º

Será realizada nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), a sessão especial de posse para a 10ª Legislatura. Assumirá a direção dos trabalhos o último presidente, ou outro membro da Mesa anterior, se reeleito, preservada a hierarquia e, na falta destes, o deputado mais idoso, dentre os de maior número de legislaturas.

Declarada aberta a sessão, o presidente convidará dois deputados, de partidos diferentes, para ocuparem a 1ª e a 2ª Secretarias e determinará ao 1º secretário que proclame os nomes dos deputados eleitos e diplomados.

Em seguida, os deputados prestarão o compromisso de posse, que será lido uma única vez pelo presidente em exercício. Após a assinatura do termo de posse por todos os parlamentares, eles serão declarados empossados como deputados estaduais.

Anúncio no meio do texto

Eleição

Segundo o Regimento Interno da Aleto, no início da 1ª Sessão Legislativa, em sessão extraordinária, realizar-se-á, em escrutínio secreto, com a presença da maioria absoluta dos deputados, a eleição da Mesa Diretora para os dois biênios subsequentes.

Na sessão especial de posse, o presidente convocará sessão extraordinária, a realizar-se até às dezoito horas do mesmo dia, para a eleição dos membros da Mesa Diretora ao 1º e 2º biênios.

A condução dos trabalhos caberá à Mesa que dirigiu a sessão especial de posse. Enquanto não for escolhido o novo presidente, não se procederá à votação para os demais cargos.

Os membros da Mesa Diretora e seus respectivos substitutos serão eleitos para um mandato de dois anos, na forma estabelecida pela Constituição Estadual, sendo vedada a recondução para qualquer cargo na eleição imediatamente subsequente, dentro da mesma legislatura ou na seguinte.

A eleição dos membros da Mesa far-se-á por escrutínio secreto, exigida maioria absoluta de votos, em primeiro escrutínio, e maioria simples, em segundo escrutínio, presente a maioria absoluta dos deputados.

O presidente designará uma comissão composta de dois ou mais deputados, indicados por acordo das lideranças dos partidos ou blocos parlamentares, para fiscalizar o pleito.

Finda a eleição, o presidente eleito assumirá imediatamente a presidência e, ato contínuo, empossará os demais membros da Mesa e seus substitutos.

Deputados estaduais da 10ª Legislatura (por ordem alfabética)

Aldair da Costa Sousa (Gipão) – PL;

Amélio Cayres de Almeida (Amélio Cayres)  – Republicanos;

Antonio Jair de Abreu Farias (Jair Farias) – UB;

Cláudia Telles de Menezes Pires Martins Lelis (Cláudia Lelis) – PV;

Cleiton Cardoso de Almeida (Cleiton Cardoso) – Republicanos:

Eduardo Bonagura (Eduardo do Dertins) – Cidadania;

Eduardo Malheiros Ribeiro Fortes (Eduardo Fortes) – PSD;

Eduardo Mantoan (Mantoan) – PSDB;

Fabion Gomes de Sousa (Fabion Gomes) – PL;

Gutierres Borges Torquato (Gutierres Torquato) – PDT;

Ivory de Lira Aguiar Cunha (Ivory de Lira) – PCdoB;

Janad Marques de Freitas Valcari (Professora Janad Valcari) – PL;

Jorge Frederico (Jorge Frederico) – Republicanos;

José Luiz Pereira Júnior (Professor Júnior Geo) – PSC;

Luciano Pereira de Oliveira (Luciano Oliveira) – PSD;

Marcus Marcelo de Barros Araújo (Marcus Marcelo) – PL;

Moisemar Alves Marinho (Moisemar Marinho) – PSB;

Nilton Bandeira Franco (Nilton Franco) – Republicanos;

Olyntho Garcia de Oliveira Neto (Olyntho Neto) – PRB;

Valdemar Rodrigues Lima Júnior (Valdemar Júnior) – Republicanos;

Vanderlúcia Monteiro de Castro Reis (Vanda Monteiro) – UB;

Vilmar Alves de Oliveira (Vilmar de Oliveira) – SD;

Wiston Gomes Dias (Wiston Gomes) – PSD;

Yghor Leonardo Castro Leite (Léo Barbosa) – Republicanos.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais