Porto Nacional celebra 164 anos de emancipação com desfile cívico, homenagens e programação cultural
A cidade de Porto Nacional celebrou no último sábado (12) seus 164 anos de emancipação política e 287 anos de fundação com um desfile cívico na Praça do Centenário, entrega de micro-ônibus para a Assistência Social e uma homenagem à moradora centenária Dona Joana Aires. O evento contou com a presença de autoridades, representantes de projetos sociais, forças de segurança e moradores.
A programação começou às 8 horas com o tradicional desfile cívico. Participaram a Banda Municipal, Tiro de Guerra 11005, Guarda Municipal, Fanfarra do Colégio Militar, Fanfarra da Juventude — projeto da Fundação Municipal de Esporte e Juventude —, Projeto COMSAÚDE de Badminton, 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Exército Brasileiro), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e forças especializadas.
O prefeito Ronivon Maciel destacou a importância da data: “De nossa parte, é seguir trabalhando muito para entregar educação de ainda mais qualidade, melhorar a saúde e ter uma economia que gere mais empregos”.
Projeto Fanfarra da Juventude ganha destaque
Criada em maio deste ano, a Fanfarra da Juventude realizou uma apresentação elogiada pelo público. “A nossa ideia é ocupar a juventude sabendo que eles são o futuro da gente”, afirmou o instrutor Kennedy Fernandes.
Entrega de micro-ônibus amplia atendimento social
Durante o evento, foi entregue um micro-ônibus adquirido por meio de convênio com o Ministério da Defesa – Programa Calha Norte, viabilizado por emenda do deputado federal Eli Borges. O veículo será usado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Homenagem à Dona Joana Aires
Completando 100 anos no dia 20 de julho, Dona Joana Aires da Silva recebeu homenagem especial durante o desfile. “Agradeço a todos por esta homenagem. Porto Nacional é minha vida, minha história”, declarou emocionada.
Programação cultural segue no fim de semana
As comemorações continuam neste domingo (13), data oficial do aniversário da cidade, com shows de Matheus Fernandes e Forró Sacode na Orla Beira Rio, além de apresentação da Banda Kionda em Luzimangues. No sábado, houve também apresentação do cantor gospel Davi Sacer, em homenagem ao Dia do Evangélico.
“Porto Nacional é um celeiro de cultura, tradição e desenvolvimento. Celebrar nossos 164 anos de emancipação e 287 anos de história é honrar nosso passado e construir um futuro ainda melhor para nossa gente”, finalizou o prefeito.
Informações: Willian da Luz