Polícia Civil fiscaliza instituições de longa permanência para idosos em Palmas
Nesta quinta-feira, 26, no Dia D da Operação Virtude, a 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis de Palmas (1ª DAV) e parceiros realizou ações de fiscalização em três Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) localizadas na Capital. A Operação Virtude visa o combate à violência contra a pessoa idosa e vem ocorrendo durante todo o mês de outubro com atividades que também envolvem cultura, saúde e lazer para os idosos.
“Neste Dia D concentramos os esforços na fiscalização de instituições de longa permanência. Trata-se de ação com caráter de orientação e fiscalização que se soma às demais atividades que já vêm sendo realizadas durante todo este mês. Temos trabalhado na apuração de denúncias de crimes de violência, instauração e conclusão de inquéritos policiais, levantamento de mandados de prisão, ações educativas e palestras”, lembrou o delegado Ricardo Real, titular da 1ª DAV Palmas.
A ação contou com o apoio das Secretarias Municipais da Saúde e do Desenvolvimento Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, da Vigilância Sanitária de Palmas e do Procon.
Fiscal da Vigilância Sanitária, Cláudio Gilberto Garcia lembrou que as instituições foram orientadas a se adequarem aos regulamentos técnicos vigentes.
“Observamos todo o local, avaliamos as condições de funcionamento e constatamos alguns pontos que devem ser ajustados. Passamos todas as orientações e esperamos que estas sejam atendidas a fim de oferecer melhores condições de cuidados aos idosos”, disse.
As violações de direitos da pessoa idosa, como violência física, psicológica e patrimonial podem ser denunciadas à Polícia Civil por meio do telefone 197.
A Operação Virtude segue até dia 31 de outubro e é promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), sendo coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO).
Baile da Pessoa Idosa
Também como parte da Operação, na noite desta quarta-feira, 25, no Tênis Sesc do Aureny 3, dezenas de idosos se reuniram para uma noite dançante no Baile da Pessoa Idosa.
Terezinha de Freitas Pinto, de 77 anos, moradora de Taquari, foi uma das que compareceram ao evento. “Eu já ganhei campeonato de forró e fico muito feliz de vir nestes encontros para dançar”, disse.
Quem também não perdeu tempo e deu show no salão foi Jessé Abreu, de 80 anos.
“Lembro dos velhos tempos, tempo que a gente dançava à luz da lamparina. É a primeira vez que estou vindo e estou muito feliz em participar dessa ação. Me divirto bastante”, disse contente.