Polícia Civil de Araguaína registra redução de 69% nos índices de roubos

A Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), por meio da Polícia Civil (PC-TO), celebra neste mês de março mais uma importante marca alcançada na repressão e combate à criminalidade na cidade de Araguaína. Trata-se da redução de 69% nos índices de roubos ocorridos na cidade nos últimos anos. O índice foi alcançado, em grande parte,  por conta do trabalho realizado pela Delegacia de Repressão a Roubos (DRR),que começou a atuar na cidade em 2017.  Outro fator que contribui para a redução se deve às condenações judiciais que são subsidiadas pelo eficiente  trabalho da Polícia Civil.  

Segundo o delegado-chefe da DRR, Felipe Crivelaro, co-responsável pela fundação da divisão especial, a marca alcançada é motivo de muita celebração para o cidadão araguainense, uma vez que a redução é sem precedentes a nível nacional. “Quando cheguei a Araguaína, me deparei com um cenário preocupante, pois a cidade apresentava uma média de seis casos de roubos por dia, e foi esse o motivo que fez nascer a ideia de criar uma delegacia especializada na repressão a este tipo de crime violento”, disse a autoridade policial.

Para o secretário da Segurança do Tocantins, Wlademir Costa, os resultados positivos que têm sido colhidos são fruto de muito esforço e um trabalho de qualidade realizado pela Polícia Civil. “Nossas delegacias especializadas têm feito um excelente trabalho, o que tem refletido no dia a dia dos tocantinenses. Isso é motivo de alegria em saber que temos cumprido nosso papel institucional com zelo e eficiência”, destacou o secretário. 

Redução Progressiva 

A análise comparou o ano de 2016, antes da atuação da DRR, com o último ano, em 2022. Em números absolutos, no ano de 2016 foram registrados 2438 casos de roubo. Em 2017, já com a atuação da DRR, o número caiu para 1964. Redução de quase 20% naquele ano. Os anos seguintes também foram de progressiva redução (confira no gráfico) ficando abaixo dos mil casos de roubo, no ano de 2022.

Usando de técnicas investigativas inovadoras, as equipes da DRR conseguiram identificar e prender dezenas de indivíduos que atuavam como assaltantes profissionais na cidade e também desarticular inúmeras associações criminosas que eram voltadas para a prática de crimes de roubos a residências, comércios e transeuntes, em Araguaína.

“Importante frisar ainda que muitos dos autores, já presos pela DRR, foram, inclusive, julgados e condenados pelo Poder Judiciário e receberam altas penas, uma vez que foi possível, em muitos casos por meio das investigações, apontá-los como responsáveis por vários roubos na cidade”, frisou o delegado Felipe Crivelaro.

“O roubo serve como um termômetro para dizermos se determinada cidade é ou não violenta. Reduzir a temperatura deste termômetro não só traz mais tranquilidade para os que aqui vivem, mas também para quem visita a cidade a lazer ou a negócios e também atrai maiores investimentos para o município, elevando a qualidade de vida”, reforçou. 

O delegado conclui dizendo que o objetivo é que os índices melhorem já que houve reforço no efetivo da Polícia Militar na cidade. “Agora, em 2023, com os novos policiais militares, teremos um reforço extra no combate aos roubos, que hoje conta com uma média de um por dia”, finalizou. 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais