PL de Vicentinho que busca conservação do Cerrado contribui para redução dos impactos climáticos

O aumento da temperatura média da terra resultou numa série de consequências vividas em sociedade e as mudanças climáticas tem sido um dos maiores desafios enfrentado. A emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2) é considerado um dos fatores que contribuem para o aquecimento global e neste contexto o Cerrado é um dos biomas que mais têm sofrido este impacto.

Um levantamento apresentado em 2022 pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o aumento da temperatura média global pode chegar a 3°C até o final deste século. Neste contexto, o Cerrado brasileiro vem sofrendo com o aumento na frequência e intensidade de eventos extremos, como secas prolongadas e incêndios florestais.

Visando contribuir com a conservação deste importante bioma, considerado Caixa d’água do Brasil, uma vez que abriga oito das 12 principais nascentes que abastecem o país e a América Latina, o deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 3117/19, que estabelece critérios sobre o uso do Cerrado, incluindo conservação, preservação, proteção, utilização e regeneração. A iniciativa objetiva a manutenção e recuperação da biodiversidade, regime hídrico e estímulo à pesquisa e difusão de tecnologias de manejo sustentável da vegetação.

De acordo com o autor da proposta, é preciso incentivar e apoiar todas as estratégias de conservação o Cerrado brasileiro. “A conservação do Cerrado contribuirá para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, controlar as queimadas e manter a biomassa subterrânea da vegetação savânica”, disse.

Sobre o Projeto
Para conseguir conservar o Cerrado, o texto impossibilita desmatamento quando a área abrigar espécies ameaçadas de extinção, regulamenta a ocupação urbana, com regras sobre o uso e parcelamento do solo, impermeabilização da área urbana, regularização fundiária de interesse social e controle de drenagem pluvial. Condiciona o desmatamento em regiões metropolitanas com a garantia de preservar 50% da área coberta por vegetação, e em perímetros já definidos, o percentual de preservação desce para 30% do total.

A proposta cria um fundo de restauração do Cerrado, vinculado ao Ministério de Meio Ambiente (MMA), para gerir os recursos para financiar projetos de restauração e exploração sustentável do bioma. O fundo será administrado por um comitê executivo com 13 membros, entre representantes da sociedade civil e do governo, chefiado pelo MMA e destinado prioritariamente para povos e comunidades tradicionais (índios, quilombolas), pequenos proprietários rurais e posseiros interessados em criar reservas particulares ou outras formas de preservação e exploração sustentável.

Tramitação
O PL de Vicentinho Júnior aguarda a instalação das comissões para ser apreciado pela Câmara dos Deputados.

Para saber mais sobre o Projeto de Lei https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2204604

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais