PF cumpre mandados em gabinetes de dez deputados estaduais na Operação Fames-19
A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (3), mandados de busca e apreensão em gabinetes de dez deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Tocantins, no âmbito da segunda fase da Operação Fames-19. Foram alvos os parlamentares Amélio Cayres, Nilton Franco, Waldemar Júnior, Léo Barbosa, Cleiton Cardoso, Claudia Lelis, Vilmar do Detran, Ivory Lira, Olyntho Neto e Jorge Frederico.
Segundo a PF, não há mandados de prisão contra os deputados, apenas de busca e apreensão. O caso tramita sob segredo de Justiça no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também determinou o afastamento do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e da primeira-dama Karynne Sotero de suas funções por 180 dias.
A operação investiga suposto desvio de recursos públicos destinados ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. Entre 2020 e 2021, o governo do Estado empenhou R$ 97 milhões em contratos para aquisição de cestas básicas e frangos congelados. A Polícia Federal estima que até R$ 73 milhões tenham sido desviados, com indícios de que os valores tenham sido utilizados em empreendimentos de luxo, compra de gado e pagamento de despesas pessoais.
Mais de 200 policiais federais participam do cumprimento de 51 mandados em quatro estados: Tocantins, Distrito Federal, Paraíba e Maranhão.
Nota da Aleto
A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) informou que prestou nesta quarta-feira (3) “colaboração total e irrestrita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Polícia Federal (PF), no cumprimento integral das determinações contidas em dez mandados de busca e apreensão, com a devida disponibilização de todos os equipamentos, documentos e informações solicitados”.
Segundo a nota, a Procuradoria Geral da Casa não teve acesso aos autos e “desconhece-se o que motivou a expedição dos referidos mandados”. A Aleto também afirmou não ter sido intimada de nenhuma decisão judicial relacionada ao caso, que segue em curso.
Os mandados de busca e apreensão foram direcionados, conforme a Casa, aos gabinetes parlamentares dos deputados Amélio Cayres, Claudia Lelis, Cleiton Cardoso, Ivory de Lira, Jorge Frederico, Léo Barbosa, Nilton Franco, Olyntho Neto, Valdemar Júnior e Vilmar de Oliveira.
Assessoria de Comunicação – Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins