Pérola Negra convoca quebradeiras em busca do Grupo Especial do carnaval

A escola de samba Pérola Negra, do Carnaval de São Paulo (SP), convoca uma mobilização para este domingo, 11 de fevereiro, quando a agremiação vai levar o samba-enredo das quebradeiras de coco de babaçu para o Anhembi. Desfilando pelo Grupo de Acesso 1 neste ano, a escola espera a conquista do pódio e o retorno triunfal ao Grupo Especial do Carnaval.

Neon Danuta, enredista da Pérola Negra, pede orações e energias positivas. “São mais de 350 mil mulheres que vivem da colheita e quebra do coco babaçu, e a Pérola Negra tornou-se um símbolo de luta e resistência, não apenas no âmbito do samba, mas também na defesa dos direitos das quebradeiras de coco em todo o Brasil”, destacou.

As quebradeiras são grupos formados por mulheres de comunidades extrativistas presentes nos estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Piauí, e neste ano serão homenageadas no Carnaval de São Paulo.

O samba-enredo “Pérola no Encanto dos Balaios das Quebradeiras” é assinado pelos compositores Liso, Rogerinho Tavares, André Ricardo, Professor Oderlan, Professor PH e Chacal do Sax. Clique aqui para ouvir.

Volta por cima

A vitória da Pérola Negra não será apenas uma conquista para as quebradeiras de coco, mas representará um triunfo para a própria escola de samba, que vive um momento de superação desde o ano de 2020, quando fortes chuvas danificaram boa parte da estrutura para o carnaval daquele ano, faltando apenas 10 dias para o desfile.

Uma enchente resultou na perda de 70% das fantasias e prejudicou boa parte das alegorias. Apesar dos contratempos, a escola demonstrou determinação e empenho na reconstrução de seu desfile, porém, acabou sendo rebaixada para o Acesso 1, onde permanece até o momento.

Com a comunidade unida em torno de seu retorno triunfal, a Pérola Negra reafirma seu compromisso com a cultura, a inclusão e a representatividade, inspirando milhares de pessoas a acreditarem na força da superação e na importância da solidariedade.

O desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso será transmitido na internet, através do canal no YouTube da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo – LIGA SP. Link aqui.

Programação Domingo (11/02)

Grupo de Acesso 1

21h00 – Dom Bosco de Itaquera

22h00 – Torcida Jovem

23h00 – Nenê de Vila Matilde

00h00 – Pérola Negra

01h00 – Colorado do Brás

02h00 – Unidos de Vila Maria

03h00 – Estrela do Terceiro Milênio

04h00 – Mocidade Unida da Mooca

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais