Palmas recebe mostra inédita e gratuitas de filmes em celebração ao Dia da África

Na quinta-feira, 25, é celebrado em todo o mundo o Dia da África e a comemoração em Palmas vai contar com mostra gratuita e inédita de cinema. Apresentado pelo Instituto Pano Terra, sob a curadoria do cineasta cabo-verdiano Pedro José-Marcellino, a Mostra de filmes TELA D’PANO TERRA (3) será apresentado no Cine Cultura na quinta-feira, 25, às 18h30, e sexta-feira, 26, às 20 horas. A realização é da empresa Jubalina Produções.

A Mostra exibirá produções cabo-verdianas de forma gratuita e com classificação livre, no Cine Cultura, no Espaço Cultural, em Palmas. Estarão em exibição os filmes Mama (Natasha Craveiro), Sumara Maré (Samira Vera-Cruz), O Sonho do Relatador (Emilia Wojciechowska), Dona Mónica (Carlos Yuri Ceuninck) e Kmêdeus: Come Deus (Nuno Miranda), que compreendem quatro curtas e um média-metragem, produzidos entre 2020 e 2023.

A mostra é apresentada pelo Instituto Pano Terra com curadoria do cineasta cabo-verdiano Pedro José-Marcellino (diretor executivo do Pano Terra) e realização da produtora Jubalina Produções em parceria com o Cine Cultura da Fundação Cultural de Palmas. A oferta é possível com articulações que vem se formando há mais de dois anos, quando a cineasta Juliane Almeida iniciou os trabalhos de pesquisa e produção em Cabo Verde, de série audiovisual brasileira e tocantinense. Daí por diante, vem buscando novas parcerias de realização e apoios, inclusive na formação de plateia e para o desenvolvimento das relações artístico-culturais entre o continente africano e o norte do Brasil.

O Pano Terra atua para fortalecer o ecossistema de produção cabo-verdiano e exportar seus produtos e talentos para o mercado global. De acordo com Juliane Almeida, os elos culturais entre Cabo Verde e o Brasil superam a distância geográfica, sendo então bem próximas as pontes culturais.

“A mostra é uma forma de conexão com a história e vivência de Cabo Verde”, declara a realizadora. O curador José-Marcellino complementa que o projeto, de forma ulterior, se volta à criação de pontes dialógicas e ao desenvolvimento profissional entre Brasil e Cabo Verde. “Consideramos que a influência cultural do Brasil no cinema e cultura cabo-verdianas (e vice-versa) estimulam as relações que desde há séculos unem os dois locais”, ressalta.

Outras mostras do Instituto já estão com programas planejados no Brasil em Salvador e também em Portugal, Suíça e França. Em Palmas, no Tocantins, esta primeira mostra é realizada também como os apoios de Produza Marketing Cultural, Sucupira Filmes, Cumbuca Criativa, Estúdio Estiagem e Contexto Produção Cultural.

Sinopses dos filmes em exibição

Mama: Quando as conversas entre uma mãe e sua filha são abrupta e permanentemente interrompidas pela morte, a filha começa a busca pela nova forma de estar e relacionar-se com a mãe que partiu. Vê-se numa viagem pelas memórias e depara-se com acontecimentos que a maturidade lhe permite re significar.Produção/Direção: Natasha Craveiro.

Sumara Maré: Curta documentário experimental performativo que narra esta destruição ambiental através das performances de Betty e de Ondiana, mãe e filha, em conjunto com as vozes das mulheres que apanham areia para sobreviver, Chepa, Tina e Patrícia – mostrando o seu impacto na natureza, nas suas saúdes e na economia. Um depoimento forte do que ainda acontece nas ilhas de Cabo Verde, o seu efeito imediato e o impacto tanto no arquipélago como no mundo inteiro. Produtora/Diretora/Guionista – Samira Vera-Cruz.

O Sonho do Relatador: No documentário, Zeca vive na ilha de São Nicolau, Cabo Verde. Ele vem de uma família humilde e o seu maior sonho é tornar-se um comentador desportivo. Será ele capaz de realizar este sonho apesar de todas as adversidades? Direção/Roteiro/Produção: Emilia Emilia Wojciechowska.

Dona Mónica: Documentário que revela um retrato íntimo de Dona Mónica, a 1ª transgênero da ilha de Santiago, Cabo Verde. Dona Mónica leva-nos a um percurso de lutas e conquistas, desde a infância à idade adulta em busca do seu lugar numa sociedade cabo-verdiana católica e conservadora. Direção: Carlos Yuri Ceuninck. Roteiro: Carlos Yuri Ceuninck. Produção: Natasha Craveiro. Direção de Fotografia: Arilson Almeida. Elenco: Dona Mónica.

Kmêdeus: A intrigante história de um misterioso excêntrico sem-teto chamado Kmêdeus (Come Deus). Para alguns, ele era um lunático, para outros, um artista. Mas para todos, ele era e ainda é um mistério. Direção: Nuno Miranda. Produção: Pedro Soulé.

Realizadores e Apresentação

Instituto de Cinema Pano Terra:
Fundado em 2022 por cinco premiados e prolíficos cineastas cabo-verdianos: Pedro José-Marcellino (Director Executivo e Curador), Pedro G.D. Soulé (Director Financeiro e de Operações), Carlos Yuri Ceuninck e as produtoras Natasha Craveiro e Samira Vera-Cruz. O Pano Terra alavanca as extensas redes artísticas e de produção nacionais e internacionais dos co-fundadores.
Pedro José-Marcellino: É cineasta, autor, politólogo e programador cultural. Filho de mãe transmontana e de pai cabo-verdiano da Ilha do Fogo. Foi jornalista, editor e investigador sobre identidade e migrações antes de trabalhar em política internacional. Co-fundou o Colectivo de Cinema Baobá e é diretor criativo da produtora canadense Anatomia da Errância Filmes. Atualmente desenvolve e produz cinema documental, experimental e de intervenção, bem como ficção narrativa dentro do drama/thriller/procedural político, Neo-Noir e Afrofuturismo.


Juliane Almeida (Jubalina Produções): É produtora, gestora cultural, escritora, roteirista e empresária no audiovisual brasileiro independente, liderando, desde 2013, a Jubalina Produções, que atua no Tocantins em projetos artísticos, especialmente do audiovisual. É diretora e co-produtora do curta “Apoio Cultural”, organiza o Festival Chico de Cinema do Tocantins, e está produzindo e dirigindo a série “Criança de raiz”. Foi coordenadora de audiovisual e diretora de cultura do Estado, gerente de projetos de arte do British Council Brasil, conselheira de audiovisual de Palmas, secretária da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas e em 2021-2023 está conselheira do norte da Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro (API).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais