Palmas no Globoplay: Paulo Vieira transforma memórias da família em comédia na série ‘Pablo & Luisão’”

A casa da família de Paulo Vieira é um dos principais cenários onde acontecem as confusões e nascem as ideias mirabolantes de ‘Pablo & Luisão’, série Original Globoplay que estreia no dia 22 de maio, com 16 episódios. Para recriar esse ambiente e materializar a essência da família, as equipes de cenografia e produção de arte buscaram o máximo de semelhança com a moradia real, em Palmas, no Tocantins.

Alda Gonçalvez, produtora de arte, explica que foram reproduzidos alguns itens da casa, como o filtro da cozinha e os santos que estão envoltos por papel filme.

“Nós nos preocupamos em ter essas referências para que o Paulo, como narrador, entrasse no set e realmente se sentisse em casa. Mais do que reproduzir o lar, o que desejamos é que as pessoas que estão no Tocantins assistam à série e encontrem a sua realidade representada”, conta. Alguns elementos ajudam a ilustrar o jeito de ser dessa família. “Entendemos que se trata de uma casa com muitas improvisações. Veremos algumas gambiarras que são muito sutis, como o chuveiro que é uma lata furada; o relógio quebrado que segue sendo usado com um pedaço de papel; a churrasqueira é um carrinho de supermercado”, detalha Alda.

Alda Gonçalvez
Anúncio no meio do texto

Na cidade cenográfica, a equipe reproduziu diversos estabelecimentos da época da infância e adolescência de Paulo, como a igreja; os “pit dogs”, como são chamados os food trucks; o supermercado; a loja de obras; a lan house. “Buscamos a vivência das ruas, as barracas, os vendedores de redes para que conseguíssemos representar a dimensão da ocupação desse povo em um lugar tão vasto. O que reproduzimos no set é coerente ao que se vivência na cidade”, recorda a cenógrafa May Martins. Para ajudar a recriar o clima nas ruas, a equipe também colocou em prática um hábito comum trazido por Paulo Vieira: “ele contou que, em Palmas, tem sempre alguém comendo alguma coisa dentro de uma sacola plástica, pode ser tapioca, pamonha, sanduiche. Então, a gente tenta exagerar um pouco nesse olhar para trazer a pegada do humor e que fique nítido para o espectador”, pontua Alda.

Em um dos episódios, um parque itinerante chega a Palmas. Para atender às demandas da produção, foi montado um parque de diversões nos Estúdios Globo. “Precisávamos de um parque que parecesse itinerante. Os que visitamos e poderiam servir de locação tinham uma estrutura muito sólida, estavam no lugar há algum tempo”, justifica a cenógrafa titular May Martins.  A operação complexa envolveu diversas áreas de produção para garantir a segurança nas filmagens. Para Leilanie Silva, gerente de produção da série, foi um grande desafio: “Optamos pelo caminho mais difícil e trabalhoso, pois isso nos daria mais liberdade artística. O resultado ficou lindo e emocionante”.

Criada por Paulo Vieira, com redação final de Paulo Vieira e Maurício Rizzo, ‘Pablo & Luisão’ é uma produção Globoplay e TV Globo, gravada nos Estúdios Globo. Foi escrita por Bia Braune, Caíto Mainier, Maurício Rizzo, Nathália Cruz, Patrick Sonata e Paulo Vieira. A série tem direção artística de Luis Felipe Sá, direção de João Gomez, produção de Leilanie Silva e produção executiva de Claudio Dager. A direção de gênero é de Patricia Pedrosa.

Texto: Cinthia Abreu

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais