Palmas começa as ações de controle de incêndios
Para este período seco na Capital, a Prefeitura de Palmas dá início ao combate às queimadas com 16 brigadistas, com ações para controle de incêndios. Os titulares da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) se reuniram na segunda-feira, 17, na Defesa Civil do Município com os brigadistas. De janeiro até segunda, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 27 focos de queimadas, sendo que 12 foram durante o mês de julho. O cidadão pode fazer a denúncia de incêndios pelo telefone 153 ou WhatsApp (63) 99242-3285.
A presidente da FMA, Meire Carreira, explica que o município de Palmas tem um plano de ação voltado à prevenção e combate às queimadas. “É essencial contarmos com os brigadistas, então estamos dando mais esse passo, e já estamos com nossos brigadistas em campo, atuando no combate aos focos detectados, e também seguimos com os trabalhos voltados à sensibilização da população para os cuidados preventivos, de extrema importância para diminuição das queimadas.”
O secretário da Sesmu, Agostinho Júnior, destaca que o Governo Estadual publicou a Portaria n.º 13, que proíbe a emissão e vigência das autorizações ambientais de queima controlada no Tocantins no período de 20 de julho a 30 de outubro deste ano. E, para este período, a Prefeitura de Palmas faz um trabalho importante de combate aos incêndios ocorridos, dando uma resposta importante para garantir a segurança dos palmenses e proteção do meio ambiente. “É um trabalho muito importante, também perigoso, e agradecemos a coragem dos nossos brigadistas.”
A Gestão Municipal trabalha o ciclo do fogo dividido em quatro etapas: prevenção, preparação, resposta e recuperação, conforme definido pelo Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio). “Agora, com o número de focos aumentando, damos início a fase de resposta, o qual é o combate aos incêndios”, informa o superintendente da Defesa Civil Municipal, que integra a Sesmu, Bruno Maciel Grama.
Orientação
Os técnicos da Gerência de Educação Ambiental da FMA e do PrevIncêndio estão fazendo visitas às propriedades rurais de sensibilização da comunidade sobre a importância de não fazer queimadas no período, visando evitar a ocorrência de incêndios. As visitas serão realizadas até agosto, quando ocorrerão blitze educativas. A recomendação da FMA é que neste período os proprietários rurais não limpem as roças com o uso do fogo, mesmo que seja com as técnicas de aceiros e queimadas controladas.