Palmas amplia vacinação contra HPV para adolescentes de 15 a 19 anos

Imunizante estará disponível até 30 de junho para jovens que ainda não receberam nenhuma dose.

Adolescentes de 15 a 19 anos, 11 meses e 29 dias, de ambos os sexos, que ainda não se imunizaram contra o Papilomavírus Humano (HPV) já podem se vacinar em uma das unidades de saúde de Palmas. Isso porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), anunciou a ampliação temporária da faixa etária. A vacina segue disponível para o público originalmente recomendado, que inclui meninos e meninas de 9 a 14 anos.

A medida vale de 1º de abril a 30 de junho. Para receber a vacina, os adolescentes devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, das 8h às 17h, levando documento de identificação com foto, cartão de vacinação e cartão SUS. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou de um responsável para receber a aplicação. A ampliação da faixa etária foi determinada pelo Ministério da Saúde (MS, e em Palmas, a estimativa é que mais de 12 mil adolescentes dessa idade ainda não tenham sido imunizados no período recomendado.

Anúncio no meio do texto

Sobre o HPV

O HPV é um vírus altamente transmissível pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas e está entre as principais causas do câncer de colo do útero, além de estar associado a outros tipos de câncer, como os de garganta, ânus e pênis. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção, reduzindo significativamente o risco de infecção e suas complicações.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais