Palestras em unidades escolares abordam combate ao abuso e exploração sexual de menores
Durante todo o mês de maio, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Palmas está desenvolvendo, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), várias ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. No cronograma das ações constam palestras em escolas da rede municipal abordando a temática com o objetivo de instruir a comunidade escolar sobre como participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, seja de forma preventiva ou na busca ativa de casos para encaminhamentos.
Os alunos da Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues foram os primeiros a receber na manhã de terça-feira, 2, a visita dos profissionais do Creas. Durante o encontro, os profissionais repassaram informações e alertaram as crianças e adolescentes sobre como identificar eventuais situações que ocorram em seu ambiente familiar, escolar e social que possam configurar abuso. Nesta quarta-feira, 3, às 9 horas, será a vez dos alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Rodrigues Monteiro, localizada em Taquaralto, receberem as informações repassadas pelos profissionais do Creas.
As ações são referentes à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que este ano completa 23 anos. O Dia da Campanha é 18 de maio, data escolhida com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violência dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
Cronograma de palestras
2/5/2023 – 9 horas – Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues
3/5/2023 – 9 horas – ETI Luiz Rodrigues Monteiro
5/5/2023 – 9 horas – Escola Municipal Maria Rosa de Castro Sales
9/5/2023 – 9 horas – Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda
10/5/2023 – 9 horas – Escola Municipal Thiago Barbosa
12/5/2023 – 9 horas – Escola Rosemir Fernandes
23/5/2023 – 9 horas – ETI Santa Bárbara
24/05/2023 – 9 horas – ETI Eurídice Ferreira De Mello