Prefeitura de Palmas anuncia pagamento de retroativos do Piso de Enfermagem

A Prefeitura de Palmas anunciou nesta quarta-feira, 25, o pagamento de valores retroativos do Piso Salarial da categoria nos salários de técnicos de Enfermagem, contados a partir de maio de 2023. Entretanto, o anúncio feito não contempla o pagamento aos enfermeiros e auxiliares de Enfermagem, atendendo parcialmente o que determina a legislação.

Na última semana, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-TO) notificou todas as prefeituras do Tocantins, incluindo Palmas, requisitando que efetuassem os repasses dos valores atrasados a todos os profissionais de Enfermagem e se ajustem à Lei 14.434/22, que trata do Piso.

Segundo a Prefeitura, 379 técnicos de Enfermagem que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) da capital receberão os retroativos. Conforme o anúncio, os servidores concursados ou contratados nesta categoria receberão o valor R$ 2.267,05, que corresponde a carga horária de 30 horas semanais.

Nos ofícios enviados aos municípios, o Coren-TO reforçou que os recursos do Ministério da Saúde foram repassados às prefeituras e que esses valores deveriam constar nos contracheques dos profissionais que atuam no SUS a partir de agosto de 2023, data estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A presidente do Core-TO, Luana Ribeiro, comentou o anúncio feito pela Prefeitura de Palmas e disse que é mais um passo para a efetivação do direito adquirido pelos trabalhadores e trabalhadoras da Enfermagem. Além disso, cobrou que o município de Palmas pague os retroativos a todos os profissionais e não somente aos técnicos. 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais