Oficina gratuita de esculturas em argila tem um mês de execução em Gurupi

De vento em popa anda a Criar, oficina de confecção de esculturas em argila, do artesão Emerson Filho. Iniciada no último dia 15 de abril, no Centro Cultural Mauro Cunha, que fica na Avenida Maranhão, entre as ruas 2 e 3, centro, Gurupi (TO). São 24 participantes divididos em cinco turmas, sendo uma pela manhã, às 10h, três turmas no período da tarde, 14h, 15h e 17h30 e uma turma noturna, às 9h30.

De acordo com o artista, a oficina está despertando talentos na área da escultura.

“Alguns alunos, já teve dia em que participaram de três aulas seguidas, e são aqueles que têm mais vontade, mais habilidade e mais determinação e que isso é interessante porque vem ao encontro daquilo que a gente pretende nessa oficina, que é descobrir esses talentos”, destacou Emerson Filho.

Anúncio no meio do texto

Para a oficinanda Poliana Stefane Soares Moura, 37 anos, formada em Administração, atuou como professora na área por muitos anos, e que também convidou a filha, Isabela, 14, para participar da oficina, as duas têm achado ótima essa oficina. “Todo dia eu vou aprendendo um pouco mais, tem que ser realmente na prática para a gente aprender e ver o que tá dando certo, o que dá pra melhorar”, disse.

Já a oficinanda Rosa Liz Alves Faustino, 59, formada em Letras, ex-comerciante e hoje, voluntária e do lar, a oficina tem sido também ótima, além de uma forma de terapia. “Me surpreendi, eu achei que eu não fosse dar conta porque eu sou super, hiper ansiosa, eu achei que não fosse ficar. Mas o fato do nosso mestre, ele dar as técnicas e a gente entende a técnica, que você tem que fazer com calma e entender, eu fui gostando. Tá sendo muito bom, eu fico calma e não vejo a hora de vir, tá fluindo, a gente tá fazendo as coisas aqui e começam a vir ideias, a gente não quer parar. Até a ideia de fazer um forno já pintou aqui”, revelou.

“Criar”

O projeto Criar pretende elaborar e executar esculturas com a participação ativa da comunidade, através de uma oficina aberta a jovens e adultos, utilizando argila como matéria prima, no período de dois meses, de segunda a sexta-feira, seis horas por dia, com duas turmas pela manhã e duas à tarde, sendo uma hora e trinta minutos para cada turma. Ao final, será realizada uma cerimônia pública com entrega de certificados aos alunos e uma exposição das esculturas trabalhadas na oficina.

Como medidas de acessibilidade, o Projeto contará com os serviços de um intérprete de Libras durante toda a oficina e na abertura da exposição. Além disso, o local público da mesma (a ser definido posteriormente) contará com rampa para acesso de cadeirantes, corrimões e banheiros adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. E ainda que no local da oficina terá bancada de trabalho que permita acomodação de cadeirantes na oficina.

Já como contrapartida social,uma (01) escultura produzida na oficina será doada a APAE, para que a entidade rife ou sorteie a peça e arrecade fundos para a sua causa. E uma (01) escultura será doada para o acervo da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins, e ainda uma (01) escultura também será doada para compor o acervo da Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi. O proponente realizará ainda um bate-papo sobre o processo de criação de escultura em argila em uma escola da rede pública de Ensino de Gurupi.

Sobre o artista

Emerson Leitão Filho é escultor, artesão, trabalha argila, pedra sabão e madeira, trabalhou também com ferro, realizando várias esculturas com esse material. Maranhense, mudou-se para o Tocantins, ainda criança, onde reside. Realizou oficinas de escultura em argila em várias cidades do sul do Tocantins. Fez teatro na juventude, participando ativamente do movimento cultural dos anos 1980. Como artesão, já participou de várias e diversas feiras estaduais e nacionais de artesanato por todo o país.

A oficina é realizada com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 no Edital Artes Tocantins da Lei Paulo Gustavo no Tocantins, categoria Linguagens Artísticas – Artes Visuais, Módulo III, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins, o Projeto culminará com uma exposição aberta dos trabalhos realizados. Mais informações podem ser obtidas via e-mail pretextooficina@gmail.com ou pelo WhatsApp (63) 9 9230-3182.

Serviço

O quê: Projeto “Criar”, aprovado no Edital Artes Tocantins da Lei Paulo Gustavo no TO, oficina e escultura em argila, completa um mês neste dia 15 em Gurupi

Como: Realização de oficina gratuita de escultura em argila e exposição, com cinco turmas, uma pela manhã, três pela tarde e uma noturna, e solenidade de encerramento com entrega de certificados

Quando: entre 15 de abril e 17 de junho de 2024

Horários: 10h às 11h30; 14h às 15h30; 15h30 às 17h e 19h30 às 21h

Onde: Centro Cultural Mauro Cunha (Av. Maranhão entre ruas 2 e 3, centro, Gurupi-TO)

Informações: (63) 9 9230-3182 / pretextooficina@gmail.com

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais