Número de endividados cresceu de janeiro para fevereiro

O número de registros de inadimplentes subiu 0,2% em fevereiro contra o mês anterior, segundo dados dessazonalizados da Boa Vista, que abrangem todo território nacional. A variação na comparação mensal foi mais tímida em comparação aos últimos resultados, mas também contribuiu para que o indicador apontasse alta de 6,1% no trimestre móvel encerrado em fevereiro, contra o trimestre móvel imediatamente anterior, também na série livre dos efeitos sazonais.

Na série de dados originais foi verificado, novamente, forte avanço na comparação interanual, de 25,8%, fechando o primeiro bimestre com elevação de 26,8%. Em 12 meses acumulados a curva de longo prazo se manteve numa tendência de crescimento acelerado, passando de 20,8% para 21,0% entre janeiro e fevereiro. A inclinação dessa curva parece estar se aproximando de alguma estabilização, condizente com a expectativa de alta para o ano numa magnitude menor àquela observada ao final de 2022, de 19,9%.

“Nos últimos 12 meses o indicador só recuou em junho de 2022, de forma pontual, como aconteceu com a taxa de inadimplência naquele período. O indicador apontou a oitava alta consecutiva na comparação mensal, mas a magnitude dela merece um destaque especial, foi a menor delas nos últimos 12 meses. Também merece destaque a curva de longo prazo do indicador, pois mesmo em ritmo acelerado, ela está se acomodando. As famílias têm enfrentado grandes desafios para manter as contas em dia, a renda delas foi muito impactada pela inflação e ainda não se recuperou totalmente, embora esteja caminhando para isso. A projeção que temos continua sendo de crescimento no número de registros em 2023, menor do que se viu em 2022. É importante ressaltar que o ritmo esperado de desaceleração dessa alta também pode mudar dependendo de como o ‘Desenrola’ avançar”, avalia Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais