Número de acidentes fatais aumentam no trânsito da Capital

Com o intuito de chamar a atenção da população sobre os altos índices de acidentes no trânsito, a Prefeitura de Palmas promove na sexta-feira, 5, às 8h30, na ETI Padre Josimo, localizada na Avenida 301 Norte (ACSU-NO 40), a abertura da campanha Maio Amarelo de 2023, que discute a temática “No trânsito, escolha a vida!”. Conforme os dados divulgados pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), entre janeiro e março deste ano, foram registradas cinco mortes por acidentes, no perímetro urbano da Capital. As informações são do Programa Vida no Trânsito (PVT) e a atualização dos números é feita pela Comissão de Gestão de Dados e Informações (CGDI) do programa.

Os números revelam que somente em janeiro, quatro pessoas perderam a vida nas vias municipais, tornando o mês mais letal até o momento. O outro óbito ocorreu no mês de março. O relatório de 2022 registrou um total de 61 mortes causadas por acidentes de trânsito na Capital, a maioria das vítimas está entre os motociclistas. No geral, o relatório aponta que a natureza dos acidentes no perímetro urbano envolvendo os veículos são causados por colisão, seguida por choque, atropelamento, queda e capotamento. Os principais fatores de risco são a alta velocidade e a combinação perigosa do uso de álcool e direção. 

A superintendente de Trânsito e Transporte Municipal, Valéria Oliveira, ressaltou que as ações de elucidação são contínuas. “A conscientização é importante, pois no trânsito, diariamente, temos nossos papéis invertidos, seja como pedestres ou condutores. Não podemos normalizar perder as pessoas que amamos por uma simples distração e irresponsabilidade no trânsito. Reforçamos as ações educativas o ano todo. E a campanha conjunta do Maio Amarelo é mais um instrumento para que possamos debater as questões de mobilidade’’, destacou. 

Anúncio no meio do texto

Comissão Intersetorial

Integram a Comissão Intersetorial a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Criminalística, Polícia Civil do Tocantins e Corpo de Bombeiro.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais