Quem vive na terceira maior cidade do Tocantins está assustado com a onda crescente de acidentes de trânsito. Gurupi que tem pouco mais de 85 mil habitantes tem registrado cada vez mais acidentes. O advogado Alexandre Sousa conta que já foi uma vítima do trânsito.
“Eu tenho carro e uma moto, mas prefiro usar a moto no dia a dia. É mais rápido e mais econômico. O problema é que outros motoristas não respeitam quem é motociclista. Eu já caí da moto após levar uma fechada de uma caminhonete. Tive prejuízos materiais, mas felizmente não me machuquei”, conta.
Só em 2023, Gurupi registrou 518 acidentes e 25 pessoas perderam a vida. Os números já são bem maiores do que o que foi registrado em todo o ano passado. Segundo dados da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Gurupi, em 2022 foram 330 acidentes e com sete pessoas mortas. Houve um aumento de quase 57% no número de acidentes e de 257% no número de mortes.
Além da campanha do Maio Amarelo, a segurança no trânsito voltou a ser foco na cidade com a Semana Nacional do Trânsito. O tema da campanha deste ano é: “No trânsito, escolha a vida. Você é responsável por um trânsito melhor”.
Para combater esses números alarmantes ações educativas são realizadas por toda a cidade. Além das escolas, motoristas, motociclistas e pedestres são alcançados com blitze nas ruas da cidade.