Novo polo logístico: Tocantins recebe investimento de R$ 25 milhões da XGMA

O governador do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), recebeu na última quarta-feira (17), no Palácio Araguaia, representantes do Grupo Grão de Ouro, da XGMA e da concessionária Verdes Máquinas, ocasião em que foi confirmado o investimento privado de R$ 25 milhões para a instalação de um centro de distribuição da multinacional chinesa em Palmas. A unidade atenderá inicialmente Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí, com previsão de expansão para todo o Brasil.

Investimento e operação

O projeto será viabilizado pela associação entre o Grupo Grão de Ouro e a XGMA do Brasil, representada pela Verdes Máquinas. O grupo ficará responsável pela linha amarela, voltada a máquinas de construção civil, enquanto a concessionária atua no setor agrícola. Segundo o planejamento, o centro terá aportes renovados a cada cinco ou seis meses, mantendo fluxo contínuo de recursos e geração de empregos.

Anúncio no meio do texto

Trata-se de um investimento 100% privado, apoiado pelo Governo do Estado por meio de incentivos fiscais. A empresa negocia com a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz) um termo de acordo especial de ICMS para viabilizar a operação a partir do Tocantins.

Declarações

Durante o encontro, o governador destacou o impacto econômico da iniciativa.
“Estamos transformando o Tocantins em um polo de oportunidades. Receber uma empresa do porte da XGMA e consolidar esse centro de distribuição em Palmas é dar um passo firme para fortalecer nossa economia, gerar empregos e mostrar que o Tocantins está pronto para ser referência nacional em logística e desenvolvimento”, afirmou Laurez.

O presidente do Grupo Grão de Ouro, Silvio de Souza Filho, reforçou a confiança no estado.
“Estamos há oito anos no Tocantins e sempre acreditamos no potencial desse lugar. Hoje, com o apoio do governo, damos mais um passo importante trazendo a XGMA para consolidar Palmas como polo estratégico de distribuição. É um projeto que nos empolga e que acreditamos que terá grande impacto positivo na região e no país”, declarou.

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, também ressaltou a relevância do aporte.
“Esse é um marco para o Tocantins, que consolida seu papel de polo logístico estratégico do Brasil. Estamos falando de um aporte privado expressivo, com potencial de renovação constante e que vai gerar empregos de qualidade e fortalecer a nossa economia. Vemos nascer o embrião de um projeto que, no futuro, pode evoluir até mesmo para a implantação de uma planta industrial da XGMA em nosso território”, disse.

Contexto da parceria

O acordo retoma tratativas iniciadas em setembro de 2023, quando Laurez Moreira, ainda como vice-governador, participou da 23ª Feira Internacional de Investimentos e Comércio (Cifit), em Xiamen, na China, e visitou a sede da XGMA. Desde então, representantes da empresa estiveram no Tocantins para conhecer o estado e avançar nas negociações.

Além de Laurez e das lideranças empresariais, participaram da reunião os secretários Jairo Mariano (Fazenda) e Odilon Júnior (Parcerias e Investimentos), além de técnicos da Sics.

Informações: Fernanda França/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais