Novembro Negro segue com programação em Palmas e promove vivência de capoeira neste sábado (15)

A programação do Novembro Negro 2025 segue neste fim de semana com o II Vivenciarte – Capoeira Nagô, evento que será realizado neste sábado (15), às 19h, na Pracinha da Cultura do Setor Morada do Sol, em Palmas. A atividade será conduzida pela Graduada Thayanne e faz parte das ações da campanha municipal que reforça o compromisso da capital com a promoção da igualdade racial e o fortalecimento da cultura afro-brasileira.

O encontro contará com rodas de capoeira, vivências com mestres convidados, uma aula de maculelê e uma vivência de musicalidade, com foco em reviver cantigas tradicionais e apresentar novas composições.

Além das atividades do Vivenciarte, as batalhas de rima seguem acontecendo diariamente em diferentes regiões da cidade, incentivando a expressão artística da juventude negra palmense por meio do hip hop e da cultura urbana.

Anúncio no meio do texto

“O Novembro Negro é um momento de articulação e visibilidade para ações que já acontecem durante todo o ano. Cada atividade realizada amplia o diálogo com diferentes grupos e reafirma o compromisso da gestão com a igualdade racial e os direitos humanos”, destacou o secretário José Eduardo de Azevedo.

Clique aqui para acessar o calendário oficial

Ações anteriores

A programação do Novembro Negro começou no dia 3 de novembro, com a Audiência Participativa do Mês da Consciência Negra, realizada na Câmara Municipal de Palmas, evento que marcou a abertura oficial da campanha. A ação foi organizada pelo Comitê Municipal pela Igualdade Racial, com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh).

Integrantes da Audiência Participativa que abriu o Novembro Negro na Capital – Foto: Isadora Fontes

Nos dias 6 e 7, ocorreu o Seminário Estadual “Saúde sem Racismo”, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), iniciativa promovida pela Secretaria Estadual de Igualdade Racial (Seir). O encontro reuniu representantes de diversos municípios e movimentos sociais para discutir o enfrentamento ao racismo institucional na saúde pública.

Cultura, arte e representatividade

Encerrando a primeira semana do calendário, a capital sediou a Audiência Participativa pelo Direito da População Indígena no Contexto Urbano, realizada no dia 7, também na Câmara de Palmas.

Outros eventos culturais integraram a programação: o “Capoeira é Manha”, conduzido pela Mestra Shew, no dia 8, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), e o “Guerreiras em Cena – Batalha das Minas + Ballroom”, no domingo (9), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, promovido pelos coletivos Batalha das Minas, Batalha do Cultural e Toca Ballroom.

A programação completa do Novembro Negro 2025 pode ser acessada no site oficial da Prefeitura de Palmas.

Informações: Kaio Costa/Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais