No mês das mães, Sebrae realiza oficinas de gastronomia sustentável

Como parte da programação do Dia das Mães, o Sebrae Tocantins irá ofertar uma oficina de gastronomia sustentável para mulheres do Centro de Referência e Assistência Social de Palmas, entre os dias 10 a 11 deste mês. A iniciativa, que ocorrerá nas cidades de Palmas, Colinas e Pedro Afonso, tem a parceria do Governo do Estado, Prefeitura de Palmas e Central Única de Favelas (Cufa).  

As oficinas contarão com a participação de Ruth Almeida, chef nacionalmente premiada, inclusive com o dólmã, considerado o “óscar da gastronomia”, compartilhará sua experiência de vida e receitas regionais e sustentáveis, com requintes gastronômicos, para atrair muitos clientes.

De acordo com o superintendente do Sebrae, Rérison Antônio Castro, o objetivo da ação é promover a inclusão produtiva das mulheres em situação de vulnerabilidade social no Estado, por meio da metodologia do Força Mulher.

Ele ainda menciona que o programa já atendeu, desde 2021, mais de duas mil mulheres em 98 municípios do Tocantins, com oficinas sócio profissionalizantes, palestras de empreendedorismo, cursos de gestão de pequenos negócios e mentoria empreendedora.

“Por meio deste projeto, as participantes, de norte a sul do Estado, tiveram a oportunidade de acessar o mercado através da geração de renda e emprego”, pontua.

A Secretária da Mulher do Estado, pontou que o protagonismo da mulher passa por sua independência financeira e que o empreendedorismo é uma porta aberta para essa conquista.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Aguiar, realça que o programa será muito benéfico para as mulheres, porque assegurará uma oportunidade de treinamento profissional e empreendedor. “A iniciativa, acompanhada de consultoria, lançará com responsabilidade as participantes ao mercado de trabalho, resgatando sua dignidade e dando-lhes o poder da mudança”, aposta.

Na visão da presidente da Cufa, Juliana Soares, por meio de parcerias sólidas como o Força Mulher, quem ganha são as mulheres que passam a contar com várias oportunidades de aprendizado para vencerem na vida.

“É uma missão que apoia o empreendedorismo e fortalecer a economia local”, além de apoiar a inserção de empreendedores nas ações voltadas à oferta de produtos e serviços diferenciados e competitivos”.  

Para 2023 e 2024, aproximadamente R$ 4 milhões já foram anunciados pelo Sebrae Tocantins e Governo do Estado para fortalecimento da metodologia Força Mulher e atendimento de mais três mil mulheres no Estado.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais