Mutirão de reconhecimento de paternidade está com inscrições abertas

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizará, no dia 25 de agosto, um mutirão de atendimentos jurídicos para investigação e reconhecimento de paternidade com orientação jurídica e testes gratuitos de DNA. Para participar é preciso se inscrever presencialmente em uma das unidades de atendimento da Defensoria Pública até o dia 24 de agosto.

Os municípios do Tocantins que receberão as ações do mutirão no dia 25 de agosto são: Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.

As pessoas interessadas em participar devem ter perfil de assistidas da Instituição. Os critérios para o atendimento estão disponíveis no site (clique aqui para conferir).

Diferentemente de outros Estados, no Tocantins a atuação da Defensoria Pública para investigação de paternidade é contínua, sendo os testes de DNA realizados a baixo custo para pessoas assistidas pela Instituição e também nas edições do programa Defensoria Itinerante. Desse modo, não há demanda reprimida por esse tipo de atendimento. Apesar disso, a Instituição participa do mutirão nacional realizado por meio do projeto “Meu Pai Tem Nome” a fim de ampliar ainda mais essa atuação. “O Projeto é de iniciativa do Condege [Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais] e o Tocantins participa a fim de garantir que mais pessoas tenham acesso ao direito de ter o nome do pai no registro civil”, disse a defensora pública-geral Estellamaris Postal.

O mutirão de atendimentos com foco em reconhecimento de paternidade é realizado no Tocantins sob coordenação da 2ª Subdefensoria Pública Geral do Estado e realizado pelas equipes dos Núcleos de Mediação e Conciliação (Numecons).

Os testes gratuitos de DNA serão possíveis com o apoio da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto) e do Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (Sisdep), que vão custear os exames para as pessoas assistidas.

Aliança do Tocantins
No dia 26 de agosto (sábado), a Defensoria Pública realizará atendimentos itinerantes em Aliança do Tocantins, quando também serão realizadas atividades para investigação e reconhecimento de paternidade. No caso de Aliança, não será necessário fazer agendamento prévio para ser atendida ou atendido. 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais