Mutirão de doação de sangue na Câmara de Palmas coleta 20 bolsas para o Hemocentro
Ação mobilizou servidores e comunidade e reforçou a importância da doação regular
A Câmara Municipal de Palmas realizou, nesta quarta-feira (20), um mutirão de doação de sangue em parceria com o Hemocentro do Tocantins. A coleta ocorreu em uma unidade móvel instalada no estacionamento da Casa de Leis e reuniu servidores, parlamentares e voluntários da comunidade.
De acordo com o técnico de captação de doadores do Hemocentro, Danilo Parente, o resultado foi considerado positivo, com cerca de 30 cadastros e 20 bolsas de sangue coletadas. “Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Pacientes que passam por transplantes ou cirurgias de grande porte estão entre os que mais precisam desse gesto solidário”, afirmou.
O Hemocentro destaca que a doação pode ser feita regularmente e que grande parte da população está apta a participar. Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos (com autorização dos responsáveis no caso de menores de idade), pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, além de estar alimentado e descansado no momento da coleta.
Homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano, e mulheres a cada três meses, até três vezes no mesmo período. Há restrições temporárias para pessoas que consumiram bebida alcoólica nas últimas 12 horas, realizaram tatuagens ou piercings recentemente ou passaram por determinados procedimentos médicos.
Informações: Câmara Municipal de Palmas / Paulo de Deus