Mulheres emitem nota de repúdio por constrangimento contra Grazielly Oliveira, esposa do empresário Osires Damaso

Mulheres de todo o Tocantins, tais como empresárias, políticas e cidadãs saíram em defesa e vieram a público repudiar veemente as palavras, comportamento e a postura desrespeitosa pela qual Grazielly Oliveira, esposa do empresário e pré-candidato a prefeito Osires Damaso, foi tratada pelo prefeito de Paraíso, Celso Morais, durante o lançamento da FENEVA, na noite de quinta-feira, dia 04.  O discurso do prefeito foi interpretado como “inoportuno e agressivo” com suas declarações ao público presente. A atitude provocou reação imediata no público feminino presente.

Grazielly Oliveira, participava do evento representando seu esposo que foi homenageado e também à convite da primeira-dama do estado do Tocantins, Karynne Sotero.

Mulheres que estavam no evento manifestaram total apoio e solidariedade a Grazielly e não aceitam “quaisquer formas de violência ou destrato contra as mulheres”. A nota destaca que a ação e atuação é em prol a uma mulher, não se trata de ideologia política, e sim como à mulher é tratada, no sentimento de igualdade e solidariedade.  As mesmas no ato cobraram respeito do gestor, pois não é tolerável em tempos atuais postura misógina e machista.

Anúncio no meio do texto

Ressalta-se, pois, que o enfrentamento a todo tipo de violência contra a mulher é uma pauta fundamental, para a construção de relações sociais mais justas e igualitárias. Dessa forma, a nota reforça total repúdio ao ocorrido no lançamento da FENEVA. Para as signatárias, acende um alerta para que haja um compromisso da sociedade, poder público e do judiciário de reafirmar o respeito aos direitos humanos das mulheres, e na luta diária pelo reconhecimento da mulher como ser de direitos, no fim das relações de opressão existentes no cotidiano e no enfrentamento à violência.

Confira abaixo na íntegra a Nota de Repúdio:

“Várias mulheres de Paraíso do Tocantins assinaram, em conjunto, nota de repúdio contra as recentes declarações do prefeito de  Paraíso, Celso Morais, proferidas na noite de quinta-feira, dia 04,  o lançamento da FENEVA 2024 com  a presença de Grazielly Oliveira, esposa do ex-deputado federal e pré-candidato a prefeito do município e homenageado pela Acip, Osires Damaso. Na ocasião, Celso Morais, em seu discurso afirmou, em tom de provocação que “Paraíso tem uma primeira-dama que tem profissão e trabalho”.

Entendemos que em nenhuma hipótese um homem que se diz pai, filho, cristão, defensor de princípios e que comanda um município do porte de Paraíso poderia ter feito um ataque vil e pessoal contra a honra de uma mulher, ainda mais quando motivado por fins meramente eleitoreiros. É triste, nos dias atuais, precisar esclarecer que Grazi Oliveira é educadora, graduada na área de Educação Física.

No nosso entender ela apoia a pré-campanha de seu marido, Osires Damaso, assim como fez e faz a ex-primeira dama do Brasil, Michele Bolsonaro, em prol do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Sabemos que, infelizmente, ainda hoje, alguns políticos tentam discriminar e desmerecer o trabalho de mulheres que se dedicam à vida política. Mas não podemos admitir esse tipo de comportamento que compromete as bases de um trabalho em família e busca isolar homens e mulheres, colocando-os em lados opostos.

Aproveitamos este espaço para render justas homenagens a mulheres como as saudosas Maria Rosa Castro Sales , Aureni Siqueira Campos e Dolores Nunes entre tantas que se foram, mas deixaram importantes legados. Virgínia Avelino, Dulce Miranda, Rose Amorim,  e outras que tanto contribuíram com a trajetória política de seus esposos em prol de um Tocantins melhor para todos. Ressaltamos também a força de mulheres que assumiram o papel de protagonismo na política nacional e tocantinense, entre elas: Josi Nunes, Kátia Abreu, Valderez Castelo Branco, Dorinha Seabra, e agora a jovem e atuante Karynne Sotero e tantas outras que realizaram e continuam realizando grandes feitos.

Por fim, rendemos nosso respeito à mãe do prefeito de Paraíso, Celso Morais, Abadia Martins Soares Rêgo Morais e de sua esposa, Caroline Falcão, que ocupam papeis fundamentais na carreira política de seu filho e marido. Reafirmamos nossa postura de repúdio contra todo e qualquer ato contra a honra de mulheres que dedicam suas vidas à construção de um município melhor para todos”.  

Paraíso do Tocantins, 5 de julho de 2024.

Movimento das mulheres que defendem as bases da família de Paraíso

Josefa Araújo

Vereadora

Raquel Ogawa

Atual ice-prefeita e líder do Agronegócio

Virgínia Avelino

Ex- Prefeita de Paraíso

Ex – Primeira Dama do Estado

Vanessa Alencar

Ex- Presidente da Câmara Municipal

Lilian Silva Oliveira

Líder Feminina de Movimento Cristão

Hérica Cristiane I. M. Moraes

Comunicadora e líder de Mulheres Empreendedoras

Edilusia Viana

Líder Feminina de Movimento Cristão

Meyrivane Arraes

Representante Feminina da Educação

Simone Lustosa

Empresária

Ana Paola Oliveira

Assistente Social

Ana Paula Souza

Jornalista

Pré-Candidatas a Vereadoras PDT

Pré-Candidatas a Vereadoras PSDB

Pré-Candidatas a Vereadoras REPUBLICANOS

Aparecida dos Reis – Missionária evangélica

Maria Divina dos Santos – Líder Feminina Cristã

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais