MPTO participa de programa em Gurupi voltado à proteção da primeira infância

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) participou no sábado (27) da edição do programa “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”, realizada no Centro de Ensino Médio de Gurupi. O evento é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) e busca fortalecer políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos, além de estimular a integração entre órgãos e aproximar a população de serviços públicos.

Representado pelo procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, o MPTO destacou que a atuação reforça o papel da instituição como guardiã dos direitos das crianças e adolescentes.

Serviços oferecidos pelo MPTO

Anúncio no meio do texto

No evento, o Ministério Público levou duas frentes de atendimento:

  • Projeto Minicidadão, que garantiu a dezenas de crianças a emissão do primeiro documento de identificação.

  • Equipe da Ouvidoria, que recebeu manifestações e denúncias da comunidade sobre violações de direitos básicos, especialmente relacionados à infância e adolescência. Os registros serão encaminhados para providências cabíveis.

Sobre o programa

A caravana “TCE de Olho no Futuro” reúne 17 instituições públicas e privadas, entre elas Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, secretarias estaduais e municipais, Polícia Militar, Unicef, FIETO, BRK, Energisa e Hospital de Amor.

Além de serviços como consultas médicas, vacinação, emissão de documentos e oficinas de capacitação, a iniciativa promove a formação de gestores e a construção de uma rede de proteção à primeira infância em todo o Tocantins.

Após Gurupi, o programa seguirá para Araguatins (04/10) e Araguaína (18/10), encerrando o ciclo de visitas a municípios-polo.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais