MPTO instaura procedimento administrativo para construção da Casa de Parto Normal na Capital

Na última quarta-feira, 29, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, instaurou procedimento administrativo para garantir a construção da Casa de Parto Normal, em Palmas.

A atuação é do promotor de Justiça da área da saúde, Thiago Ribeiro. Um dos fatos considerados é que o Ministério da Saúde (MS) já assegurou recursos na ordem de R$ 760 mil para a implantação da unidade na Capital.

As informações sobre o repasse do MS constam na Portaria n. 805, publicada no Diário Oficial da União de 29 de março de 2018. Na época, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) chegou a anunciar previsão de inauguração para março de 2019.

Benefícios do parto normal

No seu procedimento, o MPTO ressalta que o parto normal é uma opção melhor na maior parte dos casos de gestação, podendo trazer inúmeros benefícios, de curto e longo prazo, para gestantes e crianças, além de contribuir para o alcance do objetivo do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto à realização de partos humanizados no sistema público.

Outra situação apontada é que, com a Casa de Parto Normal, seria ampliada a oferta de serviços públicos em saúde na Capital, evitando a superlotação do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), unidade de média e alta complexidade.

Solicitação de informações

O MPTO encaminhou, nesta quinta-feira, 30, ofício à secretária da saúde de Palmas, Anna Crystina Mota Brito, solicitando informações quanto ao início do processo licitatório, por parte do Semus, para a construção da Casa de Parto Normal e por qual motivo a unidade ainda não foi construída e entregue à população, haja vista que o recurso, na ordem de R$ 760 mil, foi assegurado pelo MS em 2018, entre outras informações pertinentes ao assunto.

As informações requisitadas deverão ser prestadas à 19ª Promotoria de Justiça da Capital no prazo de 15 dias, a contar do recebimento do ofício.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais