MPTO firma acordo que permite a utilização de urnas eletrônicas nas eleições para o Conselho Tutelar em todo o Estado

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) firmou nesta terça-feira, 21, um Acordo de Cooperação Técnica e Operacional que permite o uso de urnas eletrônicas nas eleições para unidades do Conselho Tutelar nos 139 municípios tocantinenses. O Tocantins foi pioneiro, em 2019, ao realizar a eleição com os equipamentos em todas as cidades do Estado.

O acordo foi assinado com o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

De acordo com o promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), com o uso das urnas eletrônicas, o processo se torna mais seguro e idôneo.

Anúncio no meio do texto

“A escolha dos conselheiros é muito importante para a sociedade. Garantir que o processo eleitoral seja seguro e confiável é fundamental na garantia e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes”, afirmou o promotor.

Caberá ao MPTO fiscalizar todo o processo de escolha dos conselheiros, acompanhar a publicação dos editais em cada município, além de auxiliar na produção e organização do calendário do processo de escolha, de forma que todos os eventos necessários sejam realizados com antecedência e planejamento.

A eleição para a escolha dos conselheiros tutelares ocorrerá no dia 1º de outubro.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais